Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

GUARDA PORTUÁRIA INTEGROU O COMITÊ DE SEGURANÇA DA REUNIÃO DA CÚPULA DE LÍDERES DO G20

O efetivo e a estrutura operacional da GPort foi colocada à disposição da segurança do evento. Nível de segurança do porto  foi alterado par...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

0

ANTAQ PROMOVE CURSO DE FISCALIZAÇÃO PARA SERVIDORES EM SÃO LUÍS (MA)


A capacitação contou com uma etapa teórica e uma prática com visitas técnicas a três instalações portuárias

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) promoveu nas últimas duas semanas o Curso de Fiscalização 2024. A primeira etapa da capacitação foi teórica e a segunda prática, a última fase contou com a presença de 31 fiscais da Agência.

A etapa teórica aconteceu entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro e as visitas técnicas, em São Luís (MA), nos dias 5 e 6 de novembro. Neste ano, os servidores foram para o Complexo Portuário de São Luís, formado pelo Porto do Itaqui, o Terminal Marítimo da Ponta da Madeira e o Terminal Portuário da Alumar.

A promoção de cursos de capacitação, para os fiscais da Agência, em diversas unidades regionais é uma excelente oportunidade de expansão de conhecimentos sobre novas instalações portuárias e contribuem para o conhecimento técnico dos fiscais, garantindo ações fiscalizatórias mais eficientes.

O chefe da Unidade Regional de São Luís, Marcelo Carvalho, destacou que “o curso de fiscalização cumpriu, mais uma vez, seu propósito. Ou seja, proporcionar para os servidores das regionais experiências teóricas e práticas de troca de conhecimento, criando um ambiente de discussão e de visitas técnicas a importantes instalações no cenário portuário nacional”.

Visitas técnicas

Os servidores da Superintendência de Fiscalização e Coordenação das Unidades Regionais (SFC) acompanharam, no início da semana, o funcionamento dos terminais portuários locais, as operações de embarque e desembarque de carga nas instalações portuárias, entre outras atividades.

O Complexo Portuário de São Luís é de extrema importância para o país. Em 2023, foram movimentados cerca de 216 milhões de toneladas de cargas na área. O Porto de Itaqui, que é a maior instalação estatal da Região Nordeste, no ano passado, movimentou 36,4 milhões de toneladas de cargas.

Por sua vez, o Terminal Portuário da Alumar, que é destinado à produção de alumina (óxido de alumínio) e alumínio, movimentou 15 milhões de toneladas no ano passado.

Além disso, também integra o complexo portuário o Terminal Marítimo da Ponta da Madeira, a instalação que mais movimenta carga no país, com 166,3 milhões de toneladas no ano passado. Isso corresponde a 12,8% de tudo que foi movimentado no Brasil em 2023. O terminal é destinado a movimentação e armazenagem de minério de ferro e pelotas.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.