Postagem em destaque

GUARDA PORTUÁRIA DO RIO PARTICIPA DE TREINAMENTO ESPECIALIZADO EM SITUAÇÕES DE AMEAÇA DE BOMBA

Os guardas portuários participaram de simulações dinâmicas que os prepararam para agir com segurança, precisão e eficiência em situações crí...

terça-feira, 1 de abril de 2025

0

ANTAQ REALIZA EM SANTOS PRIMEIRO CURSO DE FISCALIZAÇÃO PARA AUTORIDADE PORTUÁRIA


A Gerência Regional de Santos realizou o treinamento entre os dias 18 e 20 de março

A Gerência Regional de Santos (GREST/ANTAQ) realizou, nos dias 18, 19 e 20 de março, o Curso de Introdução à Fiscalização para a Autoridade Portuária de Santos (APS). A capacitação, que reuniu trinta participantes, aconteceu no escritório santista da Agência. Trata-se do primeiro curso de fiscalização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários - ANTAQ, para uma autoridade portuária.

O gerente Guilherme Costa e o assessor técnico, Daniel Alves, foram os palestrantes e coordenadores.

O curso teve carga horária de 12 horas, com quatro horas para cada dia de treinamento. Nas próximas duas semanas, haverá novamente a capacitação. Serão mais duas turmas com trinta participantes cada, com direito a certificados de participação.

Para ficar didático aos participantes do treinamento, o assessor técnico, Daniel Alves, dividiu a capacitação em três módulos. Os assuntos foram diversos. Entre eles: conceitos relacionados à fiscalização; papel dos agentes fiscalizadores da ANTAQ e da APS; informações sobre bases legais e normativas; e classificação de conformidades e não conformidades. Foram apresentados, ainda, o fluxo da fiscalização, documentos e exemplos.

Os participantes puderam, ainda, saber um pouco mais sobre o Termo de Ajuste de Conduta (TAC), cujos objetivos são: regularizar a situação infracional de forma consensual; evitar penalidades como multas ou sanções mais graves; garantir que a conduta se adeque às normas e regulamentos do setor; e promover a autorregulação, com compromisso de adequação às regras.

“As características do TAC são o acordo voluntário entre a autoridade e o infrator; fixação de prazos e metas para regularização; compensação e reparação de danos causados pela infração; e monitoramento e fiscalização do cumprimento do TAC”, citou Alves, durante sua apresentação.

REFI-E

Durante o curso, Daniel Alves informou que será incluído no App Oi-BR* o módulo REFI-E (Relatório Eletrônico de Fiscalização). Este documento será emitido no momento que o agente de fiscalização da APS estiver no terminal, com georreferenciamento, garantindo que o procedimento fiscalizatório somente seja feito no local. “Neste momento, será iniciada a ação de fiscalização, e a ANTAQ será informada sobre o trabalho em tempo real. Com isso, teremos mais controle e gestão no processo de fiscalização conjunta com a APS”, explicou o assessor técnico.

“Por isso, foi idealizado esse curso para a Autoridade Portuária de Santos, para que as ações fiscalizatórias aconteçam de forma a garantir operações portuárias seguras, sustentáveis e cada vez mais eficientes”, afirmou Alves.

Autor/Fonte: Daniel Alves dos Santos - Linkedin


* Esclarecemos que a a publicação é de inteira responsabilidade do autor e e do veículo que a divulgou. A nossa missão ao republicar é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

Respeitamos  quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros, informando o autor e a fonte, disponibilizando o link da origem da publicação .  Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES