Postagem em destaque

GUARDA PORTUÁRIA DO RIO PARTICIPA DE TREINAMENTO ESPECIALIZADO EM SITUAÇÕES DE AMEAÇA DE BOMBA

Os guardas portuários participaram de simulações dinâmicas que os prepararam para agir com segurança, precisão e eficiência em situações crí...

quarta-feira, 9 de abril de 2025

0

MARINHA VAI CONSTRUIR SEDE DE SINALIZAÇÃO NÁUTICA DO SUL-SUDESTE EM PARANAGUÁ

Foto: Claudio Neves - Portos do Paraná

O SSN-8 terá semiautonomia administrativa e será apoiada pela Capitania dos Portos do Paraná, que fornecerá recursos financeiros e de pessoal

A Marinha do Brasil (MB) realizou no dia 17 de março, o ato de descerramento da placa da pedra fundamental do Centro de Hidrografia do Serviço de Sinalização Náutica do Sul-Sudeste (SSN-8).

O novo prédio abrigará o serviço responsável pela manutenção e fiscalização dos Auxílios à Navegação nos Estados do Paraná e de São Paulo, garantindo segurança, organização e eficácia ao tráfego aquaviário.

A nova estrutura será erguida em um terreno estratégico, cedido à Marinha do Brasil pela União e localizado às margens do Rio Itiberê. O espaço, anteriormente subutilizado, agora terá uma função fundamental na segurança do tráfego marítimo na Baía de Paranaguá.

A iniciativa foi formalizada por meio de um Termo de Entrega firmado entre a Marinha do Brasil e a Superintendência do Patrimônio da União no Paraná (SPU-PR), em junho de 2024.

SSN-8

O Serviço de Sinalização Náutica do Sul-Sudeste (SSN-8) é uma Organização Militar (OM) subordinada ao Comando do 8° Distrito Naval (Com8.°DN).

O SSN-8 terá semiautonomia administrativa e será apoiada pela Capitania dos Portos do Paraná, que fornecerá recursos financeiros e de pessoal para garantir sua operação.

De acordo com a empresa pública Portos do Paraná, que administra os portos de Paranaguá e Antonina, os recursos para a construção da sede já foram direcionados pela Autoridade Portuária.

A nova sede do SSN-8 viabiliza o aumento de sua tripulação e futura transformação para Centro de Hidrografia, propiciando o aprimoramento dos serviços oferecidos pelo Porto de Paranaguá.

Marinha do Brasil

O comandante do 8.º Distrito Naval, vice-almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira, disse que o Serviço de Sinalização Náutica é responsável por mais de dois mil sinais náuticos, como faróis, faroletes, bóias e balizas. “Esses dispositivos garantem que as embarcações entrem e saiam do porto de maneira segura e eficiente, contribuindo diretamente para o desenvolvimento do comércio exterior e a economia regional”, explicou o vice-almirante.

Para ele, a parceria entre a Marinha do Brasil e a Autoridade Portuária para a construção de uma sede definitiva para essa organização, representa um grande avanço. “Com instalações modernas e maior capacidade operacional, poderemos aprimorar ainda mais os serviços prestados, garantindo mais segurança e eficiência para as operações marítimas”, afirmou o vice-almirante.

“Essa parceria não apenas fortalece o Porto de Paranaguá como um dos mais importantes do Brasil, mas também gera impactos positivos diretos para a cidade”, disse Trovão.

Benefícios a Paranaguá

O vice-almirante Trovão destaca que a cidade de Paranaguá é diretamente beneficiada pela parceria entre a Marinha do Brasil e a Autoridade Portuária, principalmente, com relação a segurança da navegação promovida pelo Serviço de Sinalização Náutica do 8.º Distrito Naval.

“A modernização das instalações da Marinha em Paranaguá trará maior agilidade nos processos de certificação e autorização, contribuindo diretamente para a competitividade do Porto. Um porto mais competitivo significa mais empregos e mais oportunidades para a população local, seja em atividades diretamente ligadas às operações portuárias ou em setores complementares, como transporte, comércio e serviços”, reiterou Trovão.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES