Postagem em destaque

GUARDA PORTUÁRIA DO RIO PARTICIPA DE TREINAMENTO ESPECIALIZADO EM SITUAÇÕES DE AMEAÇA DE BOMBA

Os guardas portuários participaram de simulações dinâmicas que os prepararam para agir com segurança, precisão e eficiência em situações crí...

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

0

SIMULADO É REALIZADO NO PORTO DE PORTO VELHO PARA TESTAR RESPOSTA A EMERGÊNCIAS


A atividade fez parte do Plano de Controle de Emergência (PCE) e do Plano de Ajuda Mútua (PAM)

O Porto de Porto Velho realizou, na última segunda-feira, 4 de agosto, um exercício prático de combate a incêndio na poligonal portuária. A atividade fez parte do Plano de Controle de Emergência (PCE) e do Plano de Ajuda Mútua (PAM), com apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia.

O objetivo foi de avaliar o tempo de evacuação em casos de incêndio, a atuação da brigada interna e a integração com órgãos externos.

O treinamento reforçou protocolos de segurança e ampliou a capacidade de resposta das equipes que atuam nas operações do porto.

A atividade simulou um princípio de incêndio no prédio principal, onde o alarme foi acionado às 9h15, iniciando a evacuação. Três minutos depois, a brigada do porto entrou no local para identificar e conter o foco de incêndio. Ao final, houve instrução prática sobre o uso de equipamentos de combate ao fogo.

O diretor-presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (Soph), Fernando Parente, afirmou que o treinamento é parte da rotina de segurança. “Os simulados garantem que todos saibam como agir em situações críticas e reforçam a segurança de quem trabalha no porto e nas operações diárias.”

De acordo com o técnico de segurança do trabalho, Jorrey da Silva Costa, “o resultado foi considerado positivo. Todos os procedimentos ocorreram conforme o planejamento, sem registros de falhas e a ação reforçou o compromisso do Porto de Porto Velho com a segurança e a preparação para emergências”, destacou.

Participaram do simulado a equipe interna de brigadistas, o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) e duas empresas operadoras que atuam no terminal portuário. O exercício terminou às 10h30, com avaliação da coordenação do PCE.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES