Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS INVESTE EM EQUIPAMENTOS PARA A GUARDA PORTUÁRIA

A APS também divulgou a licitação para a implantação de um Sistema de Gerenciamento e Informações do Tráfego de Embarcações – VTMIS A Autori...

terça-feira, 5 de agosto de 2025

0

SIMULADO NA TRAVESSIA DE BALSAS SANTOS-GUARUJÁ TESTA RESPOSTA A VAZAMENTO DE ÓLEO NO MAR


Exercício anual cumpre exigências ambientais e envolve órgãos. Travessia ocorre na entrada do canal de acesso ao Porto de Santos

Na última quarta-feira (30), a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do estado de São Paulo realizou um simulado de emergência ambiental na travessia de balsas entre Santos e Guarujá, na entrada do canal de acesso ao Porto de Santos, no litoral de São Paulo.

O treinamento, que faz parte do Plano de Emergência Individual (PEI), testou a capacidade de resposta a um possível vazamento de óleo sem representar riscos ao meio ambiente.

A ação atende às exigências da Licença Ambiental de Operação da Cetesb e uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e não envolveu risco real de vazamento, pois como objetivo reforçar a capacidade de resposta rápida a incidentes com óleo no mar. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - Cetesb e o  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama participaram da ação.

O exercício simulou um vazamento de diesel marítimo durante o abastecimento de um ferryboat atracado no píer do estaleiro. A ocorrência fictícia foi prontamente comunicada pelo Centro de Controle Operacional (CCO) às equipes da Companhia responsáveis pelo PEI e aos órgãos competentes: Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, Autoridade Portuária de Santos (APS) e Cetesb.

Materiais flutuantes foram utilizados para simular o óleo. O “vazamento” foi contido com 100 metros de barreiras de contenção, evitando que o material fictício atingisse áreas ambientais sensíveis, como mangues e praias da região. Em seguida, as equipes usaram rolos absorventes para simular a remoção dos contaminantes da água, para destinação ambientalmente adequada, conforme previsto em protocolo.

Todo o equipamento empregado pertence à Coordenadoria de Travessias e está estrategicamente armazenado no estaleiro para pronta utilização. Como precaução, rolos absorventes também foram posicionados nas pedras ao redor do estaleiro, habitat de diversas espécies marinhas.

A operação da Travessia Santos/Guarujá transcorreu normalmente durante o exercício.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES