Postagem em destaque

GUARDA PORTUÁRIA DO RIO PARTICIPA DE TREINAMENTO ESPECIALIZADO EM SITUAÇÕES DE AMEAÇA DE BOMBA

Os guardas portuários participaram de simulações dinâmicas que os prepararam para agir com segurança, precisão e eficiência em situações crí...

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

0

TREINAMENTO DE VARREDURA EM CASCOS DE NAVIO É REALIZADO NO PORTO DE IMBITUBA

O treinamento reuniu equipes especializadas da Polícia Federal, Polícia de Portugal, Polícia Federal da Argentina, e do UNODC

De 22 à 25 de setembro foi realizado no Porto de Imbituba, em Santa Catarina, um treinamento internacional para  capacitar mergulhadores na identificação de compartimentos ocultos em cascos de navios — uma das principais táticas do crime organizado internacional.

O treinamento reuniu equipes especializadas do NEPOM da Polícia Federal (PF) de Florianópolis, Polícia de Portugal, Polícia Federal da Argentina, e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC).

As equipes utilizaram equipamentos marítimos e terrestres de alta tecnologia para realizar varreduras subaquáticas em dois navios atracados no Porto de Imbituba. O objetivo foi identificar compartimentos ocultos usados para o tráfico ilegal de drogas, prática comum do narcotráfico internacional. O treinamento aprimora a técnica dos mergulhadores para prevenir e combater o tráfico.

  • Simulações de buscas subaquáticas em cascos de navios
  • Uso de tecnologia avançada marítima e terrestre
  • Treinamento dividido entre dois navios atracados
  • Foco na prevenção do transporte ilegal de drogas

Troca de conhecimento

O chefe do NEPOM, Tommy Ross Cardoso, destacou que o treinamento fortalece a cooperação entre forças policiais, promove a troca de experiências e previne o tráfico internacional.

“Representantes da Polícia de Portugal participaram para estudar a metodologia brasileira, que já é referência mundial. O intercâmbio visa aprimorar as operações contra o crime organizado em diferentes países”, falou Cardoso.

“Estamos aqui para entender como o Brasil vem atuando e o que podemos levar como exemplo para nossas operações”, destacou um oficial português.

Porto de Imbituba

A escolha do Porto de Imbituba para a realização do treinamento se deu pelas características favoráveis da água e pela atuação da base NEPOM no local, que é referência em varreduras subaquáticas no Brasil

A expectativa é ampliar os treinamentos para navios fundeados próximos à costa, ampliando a área de vigilância.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES