Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 19 de abril de 2012

0

DESVIO DE SOJA NO PORTO DE PARANAGUÁ



A APPA - Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina abriu sindicância para apurar diferença no volume de carga embarcada no navio M/V Fortune Clover.

O navio chegou a Paranaguá para carregar 60.500 toneladas de soja com destino a China, através dos terminais portuários privados da Cargill, Cotriguaçu e AGTL, todos interligados ao cais público do Porto de Paranaguá através do Corredor de Exportação.

A sindicância foi aberta no dia 9 para investigar eventual diferença entre o peso total apurado nas balanças dos terminais privados e a manifestação do comandante do navio de falta de aproximadamente 1.800 toneladas de soja.

Segundo a diretoria da Appa, a eventual diferença ocorreu em terminais privados que detêm concessão da Appa e autorização da Receita Federal para realização destes serviços. "Cabe a Appa, na condição de Autoridade Portuária, fiscalizar o exercício da atividade portuária realizada por seus arrendatários e principalmente zelar pelos interesses de exportadores e importadores", afirmou o superintendente Luiz Henrique Dividino.

Os resultados da sindicância deverão ser conhecidos em 30 dias. Se forem constatadas não conformidades no carregamento deste navio, serão aplicadas as sanções estabelecidas nos contratos de arrendamento, no Certificado de Operador Portuário, sem prejuízo das demais penalidades previstas em lei.

Nas últimas semanas, a Appa deu início à implantação de um novo programa de Monitoramento, Controle e Fiscalização de todas as operações portuárias com propósito de sanear possíveis distorções que possam afetar a boa imagem e credibilidade dos Portos do Paraná no mundo.

Foto: Fábio Scremim/Arquivo Appa

Fonte: correiodolitoral.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.