Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

ALFÂNDEGA DE SANTOS TORNA OBRIGATÓRIO ESCANEAMENTO DE CONTÊINERES DE EXPORTAÇÃO PARA 5 DESTINOS

Medida, aplicável a Austrália, Singapura, Indonésia, Taiwan ou Hong Kong, é válida a partir da sexta-feira (1º) até próximo dia 30 de abril ...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 3 de julho de 2012

0

CONCAIS VAI ALUGAR SALÕES PARA EVENTOS



Uma decisão da Alfândega de Santos e uma mudança em contrato abriram as portas do Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, no Armazém 25 do Porto de Santos, para a sociedade. A partir de agora, a instalação não será exclusiva da temporada de cruzeiros e de eventos culturais esporádicos. Seus salões poderão receber empresários, noivos, debutantes e todos aqueles interessados em celebrar uma data à beira do cais.  

A liberação do espaço para a realização de diferentes eventos foi feita na gestão de José Antônio Gaeta Mendes como inspetor da Alfândega. O auditor-fiscal deixou o cargo em fevereiro deste ano, após quase dois anos na função. A alteração também foi possível devido a um aditamento no contrato firmado entre o Concais, que administra a instalação, e a Codesp, no ano passado. Até então, o contrato permitia apenas eventos culturais. Uma das determinações do aditivo é que seja repassado 3,5% do valor à Docas, já que a área pertence à União e é arrendada ao Concais. 

“Antes, era necessário pedir autorização prévia para a realização de cada evento no terminal, fora da temporada de cruzeiros. Agora, temos essa aprovação. Precisamos apenas comunicar à Codesp, à Alfândega, à Polícia Federal e às demais autoridades que o espaço está aberto e será utilizado”, explicou a gerente-geral do Concais, Sueli Martinez.
Segundo Sueli, apesar da permissão obtida pela empresa ser recente, o pleito é antigo. Há cerca de dez anos, o Concais busca aumentar as possibilidades de aproveitamento dos 8 mil metros quadrados de área útil interna do terminal.  

No entanto, a Alfândega não permitia a utilização do espaço para outras finalidades, por se tratar de uma área portuária. A instalação foi disponibilizada algumas vezes para eventos culturais, como seminários, ou leilões da Receita Federal. Chegou a ser realizado um desfile de moda, mas com prévia autorização.  

“Depois da alteração contratual do Concais com a Codesp, se verificou que, fora da temporada, daria para encaixar eventos. Algumas vezes já autorizamos eventos e nunca houve problemas, sempre claro usando a área interna, sem o acesso ao cais. Além disso, fora da temporada, o Concais não é considerado alfandegado”, disse o inspetor-chefe da Alfândega, Cleiton Alves dos Santos João Simões.  

De acordo com Sueli, a intenção do Concais sempre foi tornar o terminal mais rentável e bem aproveitado, a exemplo do que acontece em outros portos, como o do Rio de Janeiro. “É um espaço muito bonito, com sistema de climatização bem montado, licença para operar com público. Poderemos contribuir com Santos, que vai ter mais um espaço para eventos”, destacou.  

Eventos 

O objetivo principal do Concais é a promoção de eventos corporativos, que movimentem a Cidade e possam incrementar o turismo de eventos em Santos, mencionou Sueli. “Podemos fazer, por exemplo, eventos náuticos, lançamentos de concessionárias”, ressaltou.  

Em ambos os casos, os locadores teriam como vantagem a utilização de espaços nobres do terminal, como a área de cais e o estacionamento. “A área de cais será liberada apenas quando houver motivos que justifiquem seu uso, como eventos náuticos. Para os sociais, nem vamos oferecer”, disse. 

Os interessados em alugar o terminal poderão fazê-lo principalmente entre maio e outubro, o período entre as temporadas, quando não há navios de cruzeiros atracados no terminal. Mas isso não vai impedir que a Concais possa liberar o local também durante a estação, nos dias sem a presença de embarcações. “O nosso produto principal é o passageiro. Se for algo que vá interferir, não vamos fazer”. 

O terminal vai disponibilizar para locação seus seis salões, com tamanhos que variam de 570 a 2.400 metros quadrados. E a procura já começou. Amanhã, haverá um evento do Rotary Club de Santos. No próximo dia 7, está programada uma grande festa chamada Club, com a gravação do DVD do Grupo Sem Maldade e a presença de três DJs. As informações estão circulando nas redes sociais. 

Aqueles que desejarem alugar o terminal deverão entrar em contato pelo telefone (13) 3226-5618 ou pelo e mail eventos@concais.com.br.


Fonte: Jornal A Tribuna - Santos-SP



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.