Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 18 de março de 2013

0

PARANÁ INVESTE EM SEGURANÇA PORTUÁRIA



Governo do Paraná investe em segurança para a área portuária
 

 

Com o objetivo de tornar os portos do Paraná mais seguros, governador autoriza a contratação de serviços de inspeção de cargas não invasiva, além da construção de muros, substituição de cercas e instalação de novos portões e grades para controle do acesso

O governador do Paraná, Beto Richa, acaba de autorizar a contratação de serviços de inspeção de cargas e de contêineres através de sistemas de scanner, construção de muros e a substituição de grades e portões em todas as áreas de acesso controlada da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). Estas medidas irão promover maior controle do acesso de cargas e das pessoas que entram e saem do complexo portuário.

Com a autorização do governado do Estado, a Appa dará início aos processos licitatórios. “É um grande investimento que o Paraná faz em segurança. Nossas fronteiras estarão recebendo rígido controle de tudo que entra e sai do nosso Estado. É importante ressaltar que é dever do Estado evitar que – junto com as riquezas que passam por aqui – sejam transportadas cargas ilícitas como drogas e contrabando”, afirma o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

Sobre a inspeção de cargas, Dividino explica que os serviços serão feitos por empresa especializada em locação e prestação de serviço de operação e manutenção de equipamentos como grandes scanners que ficarão à disposição da Receita e da Policia Federal.

No contrato, estarão inclusas a infraestrutura e a instalação física, infraestrutura elétrica e lógica, bem como a operação do sistema por pessoas habilitadas ao manuseio de sistemas desta natureza.

Agilidade

Estes sistemas deverão trazer agilidade no desembaraço e liberação das cargas. Será escaneado um contêiner por vez e as imagens em tempo real serão disponibilizadas aos técnicos da Receita e da Policia Federal.

Todos os equipamentos e serviços serão executados de acordo com as especificações técnicas estabelecidas pela Receita Federal do Brasil (RFB) – Portaria nº 3.518 de 30 de setembro de 2011.

Sobre a construção de muros e a substituição de grades e portões em todas as áreas de acesso controladas da Appa, o superintendente afirma que também será um investimento importante para manter a segurança das cargas e, principalmente, das pessoas que trabalham no Porto.

“Depois de quase 30 anos, faremos novos investimentos nas fronteiras físicas do Porto. Serão substituídas grades e portões na região da Faixa, Edifício Sede, Silo Vertical e áreas retro-portuárias (de retaguarda) estabelecendo as fronteiras das áreas controladas de acordo com as normas de segurança internacional”, finaliza Dividino.
 
Fonte: APPA
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.