Postagem em destaque

GUARDAS PORTUÁRIOS DENUNCIAM DIMINUIÇÃO DO EFETIVO E SUPRESSÃO DE POSTOS NO PARÁ

O quadro caótico vem comprometendo sensivelmente a segurança pública nos portos do Pará No dia 27 de janeiro, uma petição assinada...

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

2

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSPETORES E LÍDERES DA GUARDA PORTUÁRIA




O Sindicato da Guarda Portuária no Estado do Espírito Santo- SINDGUAPOR - promoverá o I Curso de Capacitação para Inspetores e Líderes da Guarda Portuária, a ser realizado no auditório principal da Companhia Docas do Espírito Santo, no período de 17 a 21 de março.
Segundo o presidente José Maria Loureiro de Castro a ideia surgiu da necessidade de melhorar o perfil profissional dos nossos inspetores, supervisores e lideranças na área de segurança portuária.
Desde que entramos na Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), percebemos o distanciamento existente entre a Guarda Portuária e o restante da companhia, ensejando um isolamento que não favorece a empresa como negócio e nem à segurança pretendida por ela. Vimos então a possibilidade de aproximarmos os nossos inspetores e líderes dos demais agentes intervenientes em nossa área, o que consideramos, contribuirá para melhorar o quadro de segurança num todo.
Além do mais, existe uma enorme carência na padronização dos procedimentos das diversas turmas em escala no porto, sendo assim, o objetivo é que o curso proporcione uma melhor interação entre elas.  Outra preocupação nossa era disponibilizar acesso às autoridades que atuam no porto, o que tornará mais próxima e acertada as tomadas de decisões rotineiras.
Castro disse ainda, “consideramos dar o primeiro passo para que possamos estender a todos esta oportunidade de capacitação, ainda que de curta duração, mas de grande proveito pela qualidade daqueles que trarão novos conhecimentos e experiências para compartilhar conosco”.
Vagas para outros portos
Jorcy de Oliveira Filho, Diretor de Assuntos Institucionais do SINDGUAPOR informa que a organização do evento está abrindo a possibilidade de até 03 (três) inscrições para integrantes da Guarda Portuária de outras companhias docas. “Entendemos que a participação de colegas de outros portos irá enriquecer o debate”.
As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas através do Site do SINDGUAPOR ou através do e-mail sindguapor@hotmail.com .
Patrocinadores e Colaboradores
O curso foi todo montado pelo próprio sindicato, não há patrocinadores. A Codesa Colaborou com o curso cedendo as instalações e na cessão de profissionais para algumas palestras.
“Os nossos colaboradores são aqueles que se disponibilizaram para tornar possível a realização da nossa ideia, que de forma graciosa nos honram com seus conhecimentos”, disse Castro.
Convidados
Segundo Castro, os palestrantes convidados são pessoas que de alguma maneira podem contribuir para o aperfeiçoamento da gestão da Guarda Portuária, a fim de procurar aproximar a realidade cotidiana mais próxima da excelência. “Convidamos pessoas de destaque no cenário nacional em segurança portuária, além de autoridades representativas dos agentes intervenientes”.
Intercâmbio
Para Castro, outro ponto que acho interessante destacar é o intercâmbio de informações e experiências entre os participantes do evento, caso possamos contar com colegas de outras companhias docas, seria um grande aprendizado para todos.
Programação
Segue a grande de programação do curso e dos palestrantes convidados:
SEGUNDA FEIRA – 17-03-2014
08:00h – Café de Recepção
08:30h – Palavra de Boas Vindas- Sindguapor
08:45h - Abertura - A cerimônia de abertura contará com a participação da Banda de Música do 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, além de autoridades da segurança pública estadual.
10:15h – Palestra Inicial – Clóvis Lascosque, Presidente da Cia. Docas do Espírito Santo (Codesa).
10:30h – A Nova Lei dos Portos – José Adilson Pereira, presidente da Intersindical da Orla Portuária ES e vice presidente da Conttmaff.
11:45h – Fórum – debates e perguntas
12:00h – Almoço Livre
13:30h- Noções Básicas de Direito Trabalhista- Coordenação Jurídica da Cia Docas do Espírito Santo.
15:00h – Intervalo
15:15h – A Guarda Portuária e a Segurança do Trabalho- Wagner Catane Vitor, Técnico em Segurança do Trabalho da Cia Docas do Espírito Santo.
16:00h – A Guarda Portuária nos Negócios do Porto – Hugo Merçon, Diretor de Infraestrutura e Operações da Cia. Docas do Espírito Santo (Codesa)
17:15h – Fórum – debates e perguntas
17.30h – Encerramento
18-03-2014 – TERÇA-FEIRA
08:00h – Noções de Direito Penal – Coordenação Jurídica da Cia Docas do Espírito Santo
09:30h – A Armazenagem de Carga e a Guarda Portuária – Enildo Moreira, Superintendente Substituto da Cia Docas do Espírito Santo.
10:45h –  Intervalo
11:00h – A Polícia Federal nos Portos Brasileiros – Antônio José Rabello Montenegro, Presidente da CESPORTOS-ES e chefe do NEPOM  - Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal.
12:00h – Almoço Livre
13:30h – A Atuação das Guardas Portuárias sob a Ótica da Marinha do Brasil – Capitania dos Portos do Estado do Espírito Santo.
14:45h – Normas de Acesso e Legislações Aplicáveis – Zózimo Pereira Garcia, Auditor Fiscal da Secretaria da Receita Federal do Brasil.
16:00h – Intervalo
16:15h – Credenciamento de Pessoas e Veículos – Rosimara Andrea de Carvalho Teixeira, Tecnólogo em Recursos Humanos, Agente da Guarda Portuária do Espírito Santo.
17:30h – Encerramento
19-03-2014 – QUARTA FEIRA
08:00h – Noções de Direito Administrativo – Coordenação Jurídica da Cia Docas do Espírito Santo.
09:15h – Liderança - Fabrício Bernardes Diniz – Mestre em Administração com Especialização em Finanças Corporativas, Coordenador de Recursos Humanos da Cia. Docas do Esp.Santo.
10:30h – intervalo
10:45h – Liderança - Fabrício Bernardes Diniz – Mestre em Administração com Especialização em Finanças Corporativas, Coordenador de Recursos Humanos da Cia. Docas do Esp.Santo.
12:00h – Almoço Livre
13:30h – CLT e Legislações Aplicáveis – Elierci da Cunha Magro, Auditora Fiscal do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Espírito Santo.
14:20h – Gestão de Equipes – Luiz Carlos de Araújo - Professor da Faculdade Estácio de Sá, Administrador de Empresas, MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Gestão da Administração Pública, Finanças Corporativas, Mestre em Economia Empresarial.
15:30h – Intervalo
15:45h – Gestão de Conflitos - Luiz Carlos de Araújo - Professor da Faculdade Estácio de Sá, Administrador de Empresas, MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Gestão da Administração Pública, Finanças Corporativas, Mestre em Economia Empresarial.
16:40h – A Inteligência Aplicada à Gestão da Guarda Portuária – José Nivaldo Campos Vieira, Coronel da Reserva Remunerada da Polícia Militar do Espírito Santo e Diretor do Grupo SEI – Segurança & Inteligência.
17:30h – Encerramento
20-03-2014 – QUINTA FEIRA
07:30h – O Terrorismo e a Realidade dos Portos
Marcus Reis - Advogado, Mestre em Economia pela UnB, Mestre em Direitos Fundamentais pela Universidade Carlos III de Madri (Espanha); Especialista em Contraterrorismo e Contrainsurgência, Combate ao Crime Organizado Transnacional, bem como em Governança Global e Segurança Mundial, todos pela National Defense University/CHDS (Washington, EUA); Especialista em Vitimologia de Crime de Terrorismo pela UC3M (Madri, Espanha) e em Combate ao Crime de Terrorismo e de Ódio apresentado pelo Port of Tacoma Patrol  and Maritime Intelligence Suport Team (Seatle, EUA). Finalizou o Certificate in Terrorism Studies pela St. Andrews University (Escócia, UK), com foco em Proteção a Infraestruturas Críticas.
10:30h – Intervalo
10:45h – NAPV e Padronização de Procedimentos – Moacir Rezende Cordeiro - Oficial R2 do Exército Brasileiro desde 1982, Instrutor de Curso de Segurança Credenciado junto ao MJ/DPF, Técnico de Nível Superior - Segurança e Inteligência - CRA/ES 16946- Lotado na Coordenação de Segurança Portuária da CODESA.
12:00h – Almoço Livre
13:30h – Relações Interpessoais e Direitos Humanos – Hildiceia Santos Afonso, Consultora da CECAMP – Centro Capixaba de Medicina e Psicologia - e Professora da Universidade de Vila Velha -UVV.
15:30h – Intervalo
16:15h – Relações Interpessoais e Direitos Humanos - Hildiceia Santos Afonso, Consultora da CECAMP – Centro Capixaba de Medicina e Psicologia - e Professora da Universidade de Vila Velha-UVV.
17:30h – Encerramento
21-03-2014 – SEXTA- FEIRA
07:30h – ISPS Code – Carlos Carvalhal - Inspetor / Supervisor de Segurança Portuária da Guarda Portuária na Cia Docas de São Paulo. Carlos Carvalhal - Inspetor / Supervisor de Segurança Portuária da Guarda Portuária na Cia Docas de São Paulo, membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, SSP – Supervisor de Segurança Portuária (COMPORTOS), Introdução ao ISPS Code (DPC/FEMAR),Táticas e Técnicas de Segurança Portuária, Counter – Narcotics Maritime Law Enforcemente Course (TREASURY CUSTOMS SERVICE –U.S.), Counter – Narcotics Maritime Law Enforcemente Training (UNITED STATES COAST GUARD, Auditoria em Instalações Portuárias (MD – CONSULTORIA, AUDITORIA E CAPACITAÇÃO LTDA.), Repressão ao Furto e Roubo de Carga (ACADEPOL–POLÍCIA CIVIL),
10:30h – Intervalo
10:45h – Papel das Autoridades Intervenientes no Porto – ANTAQ/ANVISA/SEP e outros – Jaminson Pires de Carvalho Paiva, Técnico de Nível Superior da Cia Docas do Espírito Santo.
12:00h – Almoço Livre
13:30h – O Papel da Guarda Portuária na Segurança Pública - Carlos Carvalhal - Inspetor Inspetor / Supervisor de Segurança Portuária da Guarda Portuária na Cia Docas de São Paulo.
15:30h – Intervalo
15:45h - A Guarda Portuária e o Meio Ambiente - Ricardo Pereira Rezende. Engenheiro Agrônomo, com mestrado em Engenharia Ambiental pela UFES.
17:00h – Considerações Finais
17:30h – Encerramento







2 comentários:

  1. Enquanto alguns firmam na cadencia, mesmo em condicoes adversas, pois querem ter maior conhecimento, para poderem enriquecer sua bagagem operacional, e consequentemente prestar um servico com melhor qualidade, outros portos com dirigentes omissos e subservientes a politicos, onde lotam posicoes de chefia, nao por competencia ou merecimento, mas sim porque sao puxa sacos profissionais e nao chefes com respaldo moral e tecnico, e esses se pudessem ter um olho so, so colocariam cegos, mas nem todo mundo e ovelha mansa no rebanho, mas esses nunca terao chance, pelo menos enquanto vigorar esse corporativismo vendido, trabalho num porto onde nem um basico de qualificacao os bonecos tiveram, e o pior tem uns a decadas, q sao felizes no seu mundinho de faz de conta, se nao haver uma padronizacao com um nivel minimo de exigencia e qualificacao a nivel nacional, estaremos a deriva, mas nao acredito muito, pois vivemos num pais onde leis favorecem somente aqueles q deveriam ser punidos exemplarmente, pois a corrupcao esta em tudo, desde o vereador ate o presidente, e junto vem toda uma corja de sangue sugas, ate a pf que e tao estreita com o governo, esta agonizando, isso q nao vou nem citar as forcas armadas, nao sei onde vamos parar, mas na mao dessa massa de manobra do diabo, nao espere nada, mas se prepare para te tirarem o pouco q resta, mas a mentalidade guerrera esta no carater, nao em titulos de 10 estrelas, vou parar, mas parabens àqueles q se organizam e buscam o correto, infelizmente pessoas boas nao tem acesso ao poder de mudar, mas ainda bem q essa corja nao e eterna!
    Saudacoes, Becker.

    ResponderExcluir
  2. UMA ÓTIMA INICIATIVA, POIS, EM QUE PESE OS ANOS NA PROFISSÃO, AINDA PAIRAM MUITAS DÚVIDAS SOBRE A LEGITIMIDADE DE NOSSA ÁREA DE ATUAÇÃO E PROCEDIMENTOS LEGAIS AFETOS À CATEGORIA.

    SUCESSO TOTAL AO CURSO, CUJOS PALESTRANTES SÃO DO MAIS ALTO NÍVEL.

    ATT

    CILENO BORGES

    ResponderExcluir

LEGISLAÇÕES