Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 3 de março de 2014

0

QUADRILHA INVADE TERMINAL DA SANTOS BRASIL NO PORTO DE SANTOS



Os caixas eletrônicos localizados no andar térreo do prédio administrativo


Na madrugada da última sexta-feira (28), por volta das 4h25, uma quadrilha composta de seis a dez homens invadiu o Terminal da Santos Brasil, localizado em Vicente de Carvalho, Distrito de Guarujá, no Litoral de São Paulo, na Margem Esquerda do Porto de Santos

Eles chegaram ao local em dois veículos diferentes, um Honda Civic e Renault, ambos de cor prata, renderam agentes de trânsito da prefeitura no cruzamento da Avenida Santos Dumont com a Rua do Adubo, renderam um motorista e bloquearam a  pista com a carreta bi-trem que ele conduzia . Em seguida eles se dirigiram até os Gates que dão acesso ao terminal, empurraram as cancelas e invadiram o local, se dirigindo para o prédio administrativo onde ficavam localizados os dois caixas eletrônicos.
 Explosão causou danos no local

De acordo com informações da Polícia, os criminosos após a explosão dos caixas eletrônicos, utilizaram lanchas para fugir pelo Canal do Estuário. Enquanto os vigilantes do terminal tentavam entender o que estava acontecendo, os criminosos agiam. Quando a Guarda Portuária, que tem uma Subsede ao lado do Terminal e a polícia Militar foram acionados, os criminosos já haviam deixado o local. Toda a ação não demorou mais de cinco minutos.
 Os veículos foram abandonados no cais do Terminal de veículos (Tev)

Não há informações sobre o prejuízo. Os sistemas de segurança das áreas serão verificados para possível identificação dos suspeitos.

As ocorrências foram registradas no 1º DP de Bertioga e Guarujá.

Santos Brasil

Em nota, a Santos Brasil informou que a empresa está colaborando com as autoridades policiais e já disponibilizou imagens de seu monitoramento interno. "Reconhecido como um dos terminais mais seguros do País, o Tecon Santos atende a todas as normas de segurança previstas no código internacional portuário. A Santos Brasil apoiará ainda as autoridades competentes para mitigar crimes de segurança pública, como o ocorrido hoje", disse o texto.

Bertioga

 Caixas eletrônicos localizados na Prefeitura de Bertioga

A agência bancária da Caixa Econômica Federal, instalada no paço municipal, foi roubada por uma quadrilha fortemente armada, na madrugada de sexta-feira, 28. Os ladrões fizeram dois guardas municipais como reféns e, após a explosão e roubo dos cofres, fugiram pelo rio Itapanhaú.

Por volta das 4 horas da manhã, o bando composto por dez homens armados com fuzis chegou de lancha e estourou o portão de acesso à sede da prefeitura. Em seguida, os guardas municipais que se encontravam no local foram algemados e o veículo da própria corporação foi utilizado pelos assaltantes para fazer o trajeto até a agência bancária, instalada a aproximadamente 200 metros de distância da margem do rio.

A explosão danificou toda a agência bancária e a quadrilha fugiu de barco, levando o dinheiro dos caixas eletrônicos e do cofre. Os coletes dos guardas também foram roubados. A Polícia Militar foi acionada pela Guarda Civil, mas não houve troca de tiros no local, a fim de garantir que os reféns não fossem feridos.

De acordo com o secretário de Segurança e Cidadania de Bertioga Eduardo Silveira Belo, houve depois um confronto entre os bandidos e a Polícia Militar no Portinho do Caruara. “Graças a Deus ninguém foi ferido; só houve danos materiais que estão sendo apurados pela Polícia Federal. Por se tratar de uma instituição federal, o crime torna-se federal”.

A data do roubo coincide com o pagamento dos servidores públicos de Bertioga que, inclusive, recebem pela Caixa Econômica, por isso, há a possibilidade de que agência estivesse bem abastecida durante a madrugada. A Polícia Federal esteve no local para fazer a perícia e procurar por pistas que possam levar à quadrilha. Para piorar, o paço municipal não possui sistema de monitoramento por câmeras. O valor subtraído da agência não foi informado pela Caixa Econômica Federal.

Histórico

Esse não é o primeiro caso de roubo à caixa eletrônico na área do porto. Na madrugada do dia 07 de junho de 2013, bandidos invadiram prédio da Companhia Docas doEstado de São Paulo – CODESP, no Porto de Santos, e explodiram o caixa eletrônico existente no local.

O equipamento estava no interior do prédio do Centro de Operações de Tráfego da Companhia, também conhecido como prédio da DIROP, localizado na Praça Cândido Gafrée, ao lado do Portão 7 de acesso ao cais.

Mais recentemente, no dia 16 de fevereiro, uma quadrilha invadiu o Terminal daTranspetro na Alemoa. Um grupo, com aproximadamente 12 homens, tentou arrombar um caixa eletrônico do Terminal.





Fonte: Jornal A Triibuna / G1 / TV Tribuna / Costa Norte




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.