Postagem em destaque

PF FLAGRA PORTUÁRIOS COM PACOTES DE COCAÍNA NO CORPO PARA EMBARQUE EM NAVIO

Trabalhadores do Porto de Santos tentaram levar carregamento até navio atracado no cais, que foi cercado pela Guarda Portuária. Tablete...

sábado, 26 de abril de 2014

2

MPE VAI APURAR CONCURSO PÚBLICO DA GUARDA PORTUÁRIA NA CDP


Inquérito vai apurar concurso (Foto: Divulgação/MPE)


O Ministério Público do Pará (MPE), através da promotora de Justiça Maria da Penha de Mattos, da 4ª promotoria de Direitos Constitucionais Fundamentais, instaurou inquérito civil para apurar o concurso público da Companhia Docas do Pará (CDP) de 2012.

Em 2012, a companhia realizou dois distintos, para preencher vagas na sua estrutura funcional, um para o cargo de guarda portuário e outro para o provimento dos demais cargos do quadro de pessoal. No concurso destinado para guarda portuário, mesmo após um ano da aplicação da quinta etapa, não foi realizada a sexta e última etapa.

Muitos candidatos deixaram os outros empregos para poder se apresentar à aula inaugural do curso de habilitação ao cargo de guarda portuário. A última convocação da CDP, publicada no site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), organizadora do concurso, data do dia 30 de agosto de 2013, mas até então não ocorreu.

Segundo o MPE, as atividades exercidas pela Guarda Portuária são de fundamental importância para o cumprimento dos objetivos do Plano Nacional de Segurança Pública Portuária, que tem por objetivo o de aperfeiçoar o sistema de segurança pública nos portos, terminais e vias navegáveis.

Dentre as atribuições destes cargos estão visar o combate ao narcotráfico e ao crime organizado nos portos, terminais e vias navegáveis, o controle de entrada e saída de armas no país, a repressão ao roubo/furto de cargas e a utilização do Subsistema de Inteligência de Segurança Pública.






2 comentários:

  1. ENQUANTO O MPE CONCLUI QUE as atividades exercidas pela Guarda Portuária são de fundamental importância, INFELIZMENTE, SEGUNDO COMENTÁRIOS GERAIS NO AMBITO DA CIA, EM UMA REUNIÃO COM MEMBROS DOS SINDICATOS, O ATUAL PRESIDENTE DA CIA TERIA AFIRMADO QUE QUALQUER UM FAZ O QUE UM GUARDA PORTUÁRIO FAZ, ATÉ MESMO UM SIMPLES MACACO.

    NÃO ENTENDO COMO NNGUÉM NESSA REUNIÃO SE INCMODOU COM ISSO, JÁ QUE TAL AFIRMAÇÃO SE REFERIU A TODOS OS PROFISSIONAIS NO BRASIL QUE EXERCEM ESSA
    A ATIVIDADE.

    ATT

    CILENO BORGES

    ResponderExcluir
  2. Seria orrivel se verdadeiro Pois vindo de uma autoridade Da Marinha que sabe a responsabilidade que um guarda portuário ostenta durante ô plantão de 12 horas muitas vezes cansativas pois muitas vezes na auzencia do foncionario que da entrada nas mercadorias ô guarda portuario se obriga a desvio de função pra fazer o serviço de outros.

    ResponderExcluir

LEGISLAÇÕES