Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

0

RECEITA FEDERAL APREENDEU 53 KG DE COCAÍNA NO PORTO DE ITAJAÍ


Os servidores localizaram 45 tabletes da droga ocultos no condensador de um contêiner refrigerado

Na última sexta-feira (12), a Receita Federal do Brasil (RFB) apreendeu 53 quilos de cocaína no porto de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina.

A apreensão ocorreu após trabalho de monitoramento e inteligência, que identificou a carga ilícita escondida em um contêiner refrigerado.

Durante trabalho de fiscalização física, os servidores localizaram 45 tabletes da droga ocultos no condensador de um contêiner refrigerado. O equipamento havia chegado ao Brasil vazio e, posteriormente, foi carregado com proteína animal congelada, com destino final ao Porto de Luanda, em Angola.

De acordo com a Receita Federal, em situações como esta — quando a droga não é inserida no contêiner em território brasileiro — a hipótese mais plausível é que o entorpecente tenha sido colocado em algum país por onde o contêiner passou, possivelmente vindo de um país produtor.

Ainda segundo o órgão, a carga lícita foi descarregada normalmente no porto de destino, porém os traficantes não conseguiram retirar a droga do contêiner, o que levou à retenção durante a fiscalização.

Após a apreensão, o material entorpecente foi encaminhado à Polícia Federal (PF), polícia judiciária competente, que dará prosseguimento às investigações para identificar os envolvidos e a organização criminosa (ORCRIM) responsável pela tentativa de envio da droga.

Mais de 2,3 toneladas apreendidas em 2025

Somente em 2025, a Receita Federal já apreendeu mais de 2,3 toneladas de cocaína nos portos de Santa Catarina e do Paraná, reforçando a atuação constante no combate ao tráfico internacional de drogas.

Em nota, o órgão destacou que segue atuando de forma integrada com outros órgãos de segurança pública, utilizando tecnologia e inteligência para coibir atividades ilícitas.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES