Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

0

MEDIDA FORTALECE CAPACITAÇÃO DA SEGURANÇA PORTUÁRIA




Documento tem objetivo de prevenir atos danosos que afetem as pessoas, cargas, instalações e equipamentos na área portuária.
A Secretaria de Portos (SEP/PR) publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira (2) a Portaria nº 350, que dispõe sobre a organização e as ações de capacitação da Guarda Portuária.
O objetivo principal é fortalecer os processos de capacitação para a melhoria da segurança portuária, cuja atuação tem o propósito de prevenir e evitar atos ou omissões danosas que afetem as pessoas, cargas, instalações e equipamentos na área portuária. O novo documento complementa a Portaria nº 121, de 13 de maio de 2009.
De acordo com a nova Portaria, compete à administração de cada porto estabelecer um Plano de Capacitação para os guardas portuários. Deve-se observar diretrizes como favorecer a participação dos setores e instituições relacionadas com a segurança portuária na capacitação dos trabalhadores; buscar a modernização, o aprimoramento, valorização, qualificação e eficiência dos serviços prestados; promover a ampla transparência dos conteúdos e das disponibilidades de vagas.
O Plano de Capacitação criado deverá abranger as dimensões de formação, definindo ações e cursos de formação e preparação do profissional para os atributos da Guarda Portuária. Além disso, a administração deve investir em capacitações continuadas, visando a excelência e frequente aperfeiçoamento profissional.
A Portaria também prevê que a administração portuária deverá estabelecer uma Unidade de Segurança que seja encarregada de organizar, gerenciar e supervisionar os serviços de segurança portuária.
As atribuições da Unidade Administrativa deverão estar em consonância com Plano Nacional de Segurança Pública Portuária, com o Plano de Segurança Pública Portuária (PPS) do porto e com seu Regimento Interno. A Administração do Porto também deverá providenciar as instalações físicas e equipamentos de segurança portuária.


Fonte: Publicado no dia 03/10 pelo Portal Brasil 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.