Postagem em destaque

PF FLAGRA PORTUÁRIOS COM PACOTES DE COCAÍNA NO CORPO PARA EMBARQUE EM NAVIO

Trabalhadores do Porto de Santos tentaram levar carregamento até navio atracado no cais, que foi cercado pela Guarda Portuária. Tablete...

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

0

MEDIDA FORTALECE CAPACITAÇÃO DA SEGURANÇA PORTUÁRIA




Documento tem objetivo de prevenir atos danosos que afetem as pessoas, cargas, instalações e equipamentos na área portuária.
A Secretaria de Portos (SEP/PR) publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira (2) a Portaria nº 350, que dispõe sobre a organização e as ações de capacitação da Guarda Portuária.
O objetivo principal é fortalecer os processos de capacitação para a melhoria da segurança portuária, cuja atuação tem o propósito de prevenir e evitar atos ou omissões danosas que afetem as pessoas, cargas, instalações e equipamentos na área portuária. O novo documento complementa a Portaria nº 121, de 13 de maio de 2009.
De acordo com a nova Portaria, compete à administração de cada porto estabelecer um Plano de Capacitação para os guardas portuários. Deve-se observar diretrizes como favorecer a participação dos setores e instituições relacionadas com a segurança portuária na capacitação dos trabalhadores; buscar a modernização, o aprimoramento, valorização, qualificação e eficiência dos serviços prestados; promover a ampla transparência dos conteúdos e das disponibilidades de vagas.
O Plano de Capacitação criado deverá abranger as dimensões de formação, definindo ações e cursos de formação e preparação do profissional para os atributos da Guarda Portuária. Além disso, a administração deve investir em capacitações continuadas, visando a excelência e frequente aperfeiçoamento profissional.
A Portaria também prevê que a administração portuária deverá estabelecer uma Unidade de Segurança que seja encarregada de organizar, gerenciar e supervisionar os serviços de segurança portuária.
As atribuições da Unidade Administrativa deverão estar em consonância com Plano Nacional de Segurança Pública Portuária, com o Plano de Segurança Pública Portuária (PPS) do porto e com seu Regimento Interno. A Administração do Porto também deverá providenciar as instalações físicas e equipamentos de segurança portuária.


Fonte: Publicado no dia 03/10 pelo Portal Brasil 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEGISLAÇÕES