Postagem em destaque

LADRÃO DETIDO É ENCAMINHADO PELA GUARDA PORTUÁRIA AO DISTRITO

O filho da vítima, também caminhoneiro, com a ajuda de outros colegas, conseguiu deter o suspeito antes da chegada da Guarda Portuária...

sexta-feira, 6 de março de 2015

0

ESTADO INSTALA UNIDADE DO CORPO DE BOMBEIROS NO PORTO DO ITAQUI



O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão, instalou oficialmente a primeira Brigada de Incêndio do Porto do Itaqui. A solenidade foi realizada às 11h do dia 12 e contou com a presença do vice-governador, Carlos Brandão.
Durante a solenidade, o vice-governador chamou a atenção para o fato de, em menos de 40 dias da visita do governador Flávio Dino à EMAP, ter sido efetivada uma ação concreta para o Porto do Itaqui, esperada há muitos anos. A brigada do Corpo de Bombeiros instalada na área primária do Porto é composta de instalação predial com infraestrutura adequada ao trabalho da equipe formada por 10 militares, sendo nove oficiais e um comandante.
O conjunto de salas conta com alojamento, área administrativa e equipamentos de segurança. Os profissionais a serviço desse posto trabalharão em regime de 24 horas por 48 horas e terão à disposição um carro ABT (Auto Bomba Tanque) com capacidade para 5 mil litros de água, uma ambulância (unidade de resgate) e duas ambulanchas (lancha de resgate/salvamento).
“Agora estamos protegidos e preparados para dar continuidade aos trabalhos aqui no porto, com muito mais segurança, fazendo deste presente que a natureza nos deu um vetor de desenvolvimento para o Maranhão e para o Brasil”, afirmou o vice-governador Carlos Brandão.
Presente no evento, o secretário estadual de Segurança Pública (SSP), Jefferson Portela, destacou a importância das ações que estão sendo promovidas no governo Flávio Dino na área da segurança. “Ficamos felizes de ter, a partir de agora, a presença permanente dessa unidade do Corpo de Bombeiros, a postos para prevenir acidentes”, disse.
Na ocasião, ele informou que o governador já encaminhou o projeto da Lei Orgânica Básica (LOB) para que a Assembleia Legislativa possa apreciar a propostas já na próxima sessão. A LOB prevê, entre outras ações e benefícios, a ampliação do serviço de bombeiros em mais de 20 municípios do estado.
O presidente da EMAP, Ted Lago, destacou a coragem e a bravura dos homens e mulheres que integram a corporação do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), recentemente posta à prova em incêndio ocorrido em um armazém do porto. “Com essa estrutura permanente instalada hoje, temos mais condições de trazer riqueza e fomento para o estado do Maranhão, um compromisso do governador Flávio Dino”, disse.
Durante a inauguração, o comandante do CBMMA, coronel Célio Roberto Pinto de Araújo, fez um elogio a todos os militares que participaram da operação de combate a incêndio na área portuária em janeiro deste ano, e lembrou que agora os serviços terão mais estrutura. “É a realização de um sonho, de poder agir preventivamente em uma área que sempre foi uma preocupação para nós”, afirmou.
Ele informou que, mesmo antes da instalação propriamente dita, o convênio entre a EMAP e o Corpo de Bombeiros já havia iniciado com o mapeamento das áreas de risco e o levantamento do trabalho das brigadas, tendo o apoio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e do Grupamento de Atividades Técnicas (GAT).
Prevenção e combate
A Brigada do Corpo de Bombeiros Militar está preparada para atuar no combate a incêndios, resgate e salvatagem de pessoas. Além disso, a unidade contribuirá para o planejamento e execução do Plano de Ajuda Mútua (PAM) do Porto do Itaqui. Esse Plano reúne o conjunto de empresas que integram o Complexo Portuário de São Luís.
A instalação da primeira Brigada do Corpo de Bombeiros do Porto do Itaqui foi uma determinação do governador Flávio Dino, prontamente atendida pelo presidente da EMAP, Ted Lago, e pelo comandante do Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão, coronel Célio Roberto Pinto de Araújo.

Fonte: EMAP 

*Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor. O nosso papel é apenas manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto.
                                                    
*Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEGISLAÇÕES