Postagem em destaque

PF FLAGRA PORTUÁRIOS COM PACOTES DE COCAÍNA NO CORPO PARA EMBARQUE EM NAVIO

Trabalhadores do Porto de Santos tentaram levar carregamento até navio atracado no cais, que foi cercado pela Guarda Portuária. Tablete...

sexta-feira, 6 de março de 2015

0

ESTADO INSTALA UNIDADE DO CORPO DE BOMBEIROS NO PORTO DO ITAQUI



O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão, instalou oficialmente a primeira Brigada de Incêndio do Porto do Itaqui. A solenidade foi realizada às 11h do dia 12 e contou com a presença do vice-governador, Carlos Brandão.
Durante a solenidade, o vice-governador chamou a atenção para o fato de, em menos de 40 dias da visita do governador Flávio Dino à EMAP, ter sido efetivada uma ação concreta para o Porto do Itaqui, esperada há muitos anos. A brigada do Corpo de Bombeiros instalada na área primária do Porto é composta de instalação predial com infraestrutura adequada ao trabalho da equipe formada por 10 militares, sendo nove oficiais e um comandante.
O conjunto de salas conta com alojamento, área administrativa e equipamentos de segurança. Os profissionais a serviço desse posto trabalharão em regime de 24 horas por 48 horas e terão à disposição um carro ABT (Auto Bomba Tanque) com capacidade para 5 mil litros de água, uma ambulância (unidade de resgate) e duas ambulanchas (lancha de resgate/salvamento).
“Agora estamos protegidos e preparados para dar continuidade aos trabalhos aqui no porto, com muito mais segurança, fazendo deste presente que a natureza nos deu um vetor de desenvolvimento para o Maranhão e para o Brasil”, afirmou o vice-governador Carlos Brandão.
Presente no evento, o secretário estadual de Segurança Pública (SSP), Jefferson Portela, destacou a importância das ações que estão sendo promovidas no governo Flávio Dino na área da segurança. “Ficamos felizes de ter, a partir de agora, a presença permanente dessa unidade do Corpo de Bombeiros, a postos para prevenir acidentes”, disse.
Na ocasião, ele informou que o governador já encaminhou o projeto da Lei Orgânica Básica (LOB) para que a Assembleia Legislativa possa apreciar a propostas já na próxima sessão. A LOB prevê, entre outras ações e benefícios, a ampliação do serviço de bombeiros em mais de 20 municípios do estado.
O presidente da EMAP, Ted Lago, destacou a coragem e a bravura dos homens e mulheres que integram a corporação do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), recentemente posta à prova em incêndio ocorrido em um armazém do porto. “Com essa estrutura permanente instalada hoje, temos mais condições de trazer riqueza e fomento para o estado do Maranhão, um compromisso do governador Flávio Dino”, disse.
Durante a inauguração, o comandante do CBMMA, coronel Célio Roberto Pinto de Araújo, fez um elogio a todos os militares que participaram da operação de combate a incêndio na área portuária em janeiro deste ano, e lembrou que agora os serviços terão mais estrutura. “É a realização de um sonho, de poder agir preventivamente em uma área que sempre foi uma preocupação para nós”, afirmou.
Ele informou que, mesmo antes da instalação propriamente dita, o convênio entre a EMAP e o Corpo de Bombeiros já havia iniciado com o mapeamento das áreas de risco e o levantamento do trabalho das brigadas, tendo o apoio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e do Grupamento de Atividades Técnicas (GAT).
Prevenção e combate
A Brigada do Corpo de Bombeiros Militar está preparada para atuar no combate a incêndios, resgate e salvatagem de pessoas. Além disso, a unidade contribuirá para o planejamento e execução do Plano de Ajuda Mútua (PAM) do Porto do Itaqui. Esse Plano reúne o conjunto de empresas que integram o Complexo Portuário de São Luís.
A instalação da primeira Brigada do Corpo de Bombeiros do Porto do Itaqui foi uma determinação do governador Flávio Dino, prontamente atendida pelo presidente da EMAP, Ted Lago, e pelo comandante do Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão, coronel Célio Roberto Pinto de Araújo.

Fonte: EMAP 

*Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor. O nosso papel é apenas manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto.
                                                    
*Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEGISLAÇÕES