Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 4 de julho de 2016

0

PORTO DO SÃO RAIMUNDO VIRA BALNEÁRIO IMPROVISADO


Dividindo espaço com as balsas, barcos e não se importando com a poluição produzida pelas fumaças e óleos das embarcações, populares ignoram as regras e transformam o local em balneário (foto: Diego Janatã)
O Porto de São Raimundo é uma Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) e, portanto, não possui Guarda Portuária, que é obrigatória nos portos organizados

Porta de entrada e saída para diversos municípios do Amazonas, o porto do São Raimundo, localizado na Zona Oeste, que, recentemente, passou por uma revitalização, há algum tempo, vem sendo utilizado como balneário público, com música ao vivo e venda de bebidas alcoólicas, aos fins de semanas, sem qualquer tipo de fiscalização ou segurança.
Dividindo espaço com as balsas, barcos e não se importando com a poluição produzida pelas fumaças e óleos das embarcações, populares ignoram as regras impostas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), órgão responsável pelo local, sobre o uso do porto, e usam o espaço para tomar banho e, ainda, comercializar refeições, roupas e acessórios para banho. O balneário improvisado é composto por pessoas que moram próximo ao local e que preferem a comodidade de frequentar um lugar mais calmo, sem a agitação das grandes praias de banho da cidade.
“Moro no São Raimundo e como o porto fica perto da minha casa, decidi trazer as crianças para brincar no espaço. É bem mais calmo e mais seguro do que a Ponta Negra. Muitos dizem que a área é imprópria para o banho devido aos riscos apresentados pelas embarcações, que ficam ancoradas no porto, mas não concordo. Aos fins de semanas, as embarcações ficam paradas, por isso não oferecem perigo”, avalia a dona de casa, Roberta Teixeira.
De acordo com um funcionário do porto, que preferiu não se identificar, a invasão de banhistas e comerciantes começou logo após a entrega do novo complexo, ainda de forma tímida, mas, desde o meio do ano passado, vem ganhando grandes proporções. O pouco de servidores que fazem a guarda do local não tem sido suficiente para impedir a ação dos populares.
“O que está acontecendo aqui no porto, é a mesma situação vista quando ainda não existia ponte e a travessia até o Cacau-Pirêra era feita somente por aqui. Era uma confusão, gente tomando banho, vendendo espetinho, barraca espalhada pela via, lixo e falta de segurança. Hoje, isso se repete aos sábados e aos domingos e, infelizmente, não podemos fazer nada. Apenas duas pessoas ficam na guarita para controlar a entrada e a saída de carros, mas para fiscalizar o uso do porto como balneário não existe. É um problema que ainda trará muita dor de cabeça para a administração. Se nada for feito imediatamente, isso ficará pior que a Ponta Negra, aos fins de semanas”, ressalta o funcionário do lugar.
Ainda segundo o servidor, uma solução para sanar esse problema, vem sendo estudada pelo Dnit, há meses, mas, devido ao agravamento da crise econômica do Estado e do corte de recursos na maioria das pastas, as medidas que estavam sendo planejadas, tiveram que ser reavaliadas, algumas mudadas, para, posteriormente, serem adotadas. O funcionário do porto destaca que não há previsão para que as ações de combate ao uso indevido do local sejam colocadas em prática.
Providências
Questionada pelo EM TEMPO sobre a situação, a superintendência do Dnit, representada pelo coordenador-geral da Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental (AHIMOC), Luciano Moreira de Sousa Filho, por meio de nota, explica que o porto de São Raimundo é uma Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) e, portanto, não possui Guarda Portuária, que é obrigatória nos portos organizados, como é o caso do Porto Organizado de Manaus, no Centro.
Ainda segundo o coordenador, na qualidade de IP4, o porto de São Raimundo possui somente agentes de portaria e vigias, sendo assim o acesso de pessoas às suas instalações é permitido. Entretanto, o Dnit já está em entendimento com a Polícia Militar, para melhorar o policiamento no porto do São Raimundo.
A informação do servidor do porto, de que a crise econômica tem afetado o planejamento de ações para combater a invasão descontrolada de banhista no local, também foi confirmada por Luciano. Segundo ele, tal situação registrada há anos, “infelizmente não tem previsão para ser resolvida”.


* Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                                                                               
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
                                                                                                                                                                                 
COMENTÁRIOS

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.