Postagem em destaque

PF FLAGRA PORTUÁRIOS COM PACOTES DE COCAÍNA NO CORPO PARA EMBARQUE EM NAVIO

Trabalhadores do Porto de Santos tentaram levar carregamento até navio atracado no cais, que foi cercado pela Guarda Portuária. Tablete...

domingo, 16 de abril de 2017

2

PORTO DE IMBITUBA REALIZA EXERCÍCIO SIMULADO DE INCÊNDIO




O exercício prático iniciou com uma simulação de incêndio nas edificações do Porto

No dia quatro de abril, o Porto de Imbituba foi palco de um exercício simulado de cenário de incêndio, atendimento a vítimas e evacuação dos prédios da administração portuária. Seguindo exigência da Norma Regulamentadora nº 29 do Ministério do Trabalho e Emprego e da Instrução Normativa nº 28 do Corpo de Bombeiros, o treinamento teve como objetivo manter a Brigada de Emergência da SCPar Porto de Imbituba e os demais ocupantes da Administração Portuária em condições de enfrentar uma situação real de emergência.
O exercício prático iniciou com uma simulação de incêndio nas edificações do Porto, onde duas vítimas foram resgatadas com pranchas rígidas. Em local seguro, os feridos receberam atendimento de emergência, com a imobilização das fraturas, verificação dos sinais vitais e estabilização dos ferimentos.

Ao mesmo tempo, os brigadistas combateram o fogo e realizaram a evacuação do prédio Administrativo e de Engenharia/Saúde, Segurança e Meio Ambiente, direcionando os trabalhadores portuários para pontos estratégicos de encontro. O Corpo de Bombeiros também participou da simulação, deslocando para o Porto um caminhão de combate a incêndio e uma ambulância.
Para o responsável pela simulação, o analista de Segurança do Trabalho da SCPar Porto de Imbituba, Juliano Blanco, medidas como esta qualificam o atendimento a emergências quanto ao procedimento e uso de materiais e treinam todos os funcionários sobre como proceder nesses casos. Segundo Blanco, serão realizados novos exercícios simulados, com diferentes cenários. Nesse primeiro exercício todos os funcionários foram comunicados com antecedência, o que será reduzido gradativamente até que o simulado ocorra sem nenhum aviso prévio, conclui.
Brigada SCPar Porto de Imbituba

A Brigada de Emergência da SCPar Porto de Imbituba foi habilitada em 2016 e é formada por 19 colaboradores de diversos setores da Autoridade Portuária.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.
                                                                                                                                                                                          
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
                                                                                                                                                            
COMENTÁRIOS

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

2 comentários:

  1. Boa tarde!

    Embora o título do blogue ser segurança Portuária em foco, está postagem ficou um pouco fora do contexto principal, os brigadistas em questão não fazem parte da principal equipe que deveria manter a segurança do porto de Imbituba, a Guarda Portuária! Ano passado já fiz denuncia contra os outros portos públicos do estado, e aqui publico a resposta da Antaq:
    Prezado(a) Ricardo Temochko
    Sua manifestação foi registrada sob o nº 16886/2016-78 em 10/03/2016 às 23:07 horas foi concluída. Contamos com a sua participação na pesquisa de satisfação do atendimento acesse o link:

    http://www.antaq.gov.br/Portal/Ouvidorv2/PesquisarSatisfacao.aspx?Demanda=16886

    Resposta para a manifestação cadastrada:


    Referindo-nos à sua demanda, cabe esclarecer:

    A falta de guardas portuários nos portos organizados de Imbituba e de São Francisco do Sul já são objeto de processos administrativos sancionadores da ANTAQ, autuados sob os números:

    Porto de São Francisco do Sul: 50303.001287/2014-62
    Por ocasião de Fiscalização integrante do Plano Anual de Fiscalização de 2014 (PAF 2014), foi constatada referida irregularidade, lavrado Auto de Infração Nº 900/2014, e no âmbito do qual foi sugerida a penalidade de multa para a Administração do Porto de São Francisco do Sul (APSFS). Essa processo aguarda o julgamento da Diretoria da ANTAQ, conforme demanda o rito processual dessa agência. Previamente, a irregularidade já havia sido objeto de Termo de Ajuste de Conduta (TAC), o qual venceu sem seu cumprimento, culminando em multa à Autoridade Portuária.

    Também é digno de nota que a APSFS iniciou concurso para contratação de servidores com o cargo de Guarda Portuário, porém devido a supostas irregularidades na execução do mesmo, especificamente durante o teste físico, o concurso foi judicialmente impedido de prosseguir seu curso, restando-se suspenso até que sejam exauridos os devidos trâmites judiciários.

    Porto de Imbituba: 50303.002172/2015-76.
    Por ocasião de Fiscalização integrante do Plano Anual de Fiscalização de 2015 (PAF 2015) foi constatada a referida irregularidade, lavrado Auto de Infração Nº 001776-0, no âmbito do qual foi sugerida a celebração de termo de ajuste de conduta alternativamente à aplicação da penalidade de multa. Esse processo aguarda o julgamento pela autoridade julgadora da ANTAQ.

    A tramitação processual só será concluída após a decisão da ANTAQ a respeito (trânsito em julgado).

    Pedidos de vistas ou de cópias de processos administrativos da ANTAQ são realizados por via eletrônica através do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) disponível no seguinte endereço eletrônico:

    http://www.acessoainformacao.gov.br/sistema/site/index.html?ReturnUrl=%2fsistema%2f

    cadastre-se no campo “Faça seu Pedido” localizado na parte superior/direito da tela (feito isso, nos próximos pedidos de cópias ou acompanhamentos dos seus pedidos é só entrar com o login e senha);
    depois de concluído o cadastramento, clique no botão voltar, faça o login e clique no botão “Registrar Pedido” e preencha o formulário.



    A Ouvidoria da ANTAQ agradece sua colaboração para a melhoria dos serviços prestados por esta instituição e coloca-se a disposição para novos contatos.

    Atenciosamente,
    Carlos Afonso Rodrigues Gomes
    Ouvidor da ANTAQ​

    ResponderExcluir
  2. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados não só com a Guarda Portuária, mas sim com a Segurança Portuária em todo o seu contexto.

    ResponderExcluir

LEGISLAÇÕES