Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

domingo, 16 de abril de 2017

2

PORTO DE IMBITUBA REALIZA EXERCÍCIO SIMULADO DE INCÊNDIO




O exercício prático iniciou com uma simulação de incêndio nas edificações do Porto

No dia quatro de abril, o Porto de Imbituba foi palco de um exercício simulado de cenário de incêndio, atendimento a vítimas e evacuação dos prédios da administração portuária. Seguindo exigência da Norma Regulamentadora nº 29 do Ministério do Trabalho e Emprego e da Instrução Normativa nº 28 do Corpo de Bombeiros, o treinamento teve como objetivo manter a Brigada de Emergência da SCPar Porto de Imbituba e os demais ocupantes da Administração Portuária em condições de enfrentar uma situação real de emergência.
O exercício prático iniciou com uma simulação de incêndio nas edificações do Porto, onde duas vítimas foram resgatadas com pranchas rígidas. Em local seguro, os feridos receberam atendimento de emergência, com a imobilização das fraturas, verificação dos sinais vitais e estabilização dos ferimentos.

Ao mesmo tempo, os brigadistas combateram o fogo e realizaram a evacuação do prédio Administrativo e de Engenharia/Saúde, Segurança e Meio Ambiente, direcionando os trabalhadores portuários para pontos estratégicos de encontro. O Corpo de Bombeiros também participou da simulação, deslocando para o Porto um caminhão de combate a incêndio e uma ambulância.
Para o responsável pela simulação, o analista de Segurança do Trabalho da SCPar Porto de Imbituba, Juliano Blanco, medidas como esta qualificam o atendimento a emergências quanto ao procedimento e uso de materiais e treinam todos os funcionários sobre como proceder nesses casos. Segundo Blanco, serão realizados novos exercícios simulados, com diferentes cenários. Nesse primeiro exercício todos os funcionários foram comunicados com antecedência, o que será reduzido gradativamente até que o simulado ocorra sem nenhum aviso prévio, conclui.
Brigada SCPar Porto de Imbituba

A Brigada de Emergência da SCPar Porto de Imbituba foi habilitada em 2016 e é formada por 19 colaboradores de diversos setores da Autoridade Portuária.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.
                                                                                                                                                                                          
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
                                                                                                                                                            
COMENTÁRIOS

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

2 comentários:

  1. Boa tarde!

    Embora o título do blogue ser segurança Portuária em foco, está postagem ficou um pouco fora do contexto principal, os brigadistas em questão não fazem parte da principal equipe que deveria manter a segurança do porto de Imbituba, a Guarda Portuária! Ano passado já fiz denuncia contra os outros portos públicos do estado, e aqui publico a resposta da Antaq:
    Prezado(a) Ricardo Temochko
    Sua manifestação foi registrada sob o nº 16886/2016-78 em 10/03/2016 às 23:07 horas foi concluída. Contamos com a sua participação na pesquisa de satisfação do atendimento acesse o link:

    http://www.antaq.gov.br/Portal/Ouvidorv2/PesquisarSatisfacao.aspx?Demanda=16886

    Resposta para a manifestação cadastrada:


    Referindo-nos à sua demanda, cabe esclarecer:

    A falta de guardas portuários nos portos organizados de Imbituba e de São Francisco do Sul já são objeto de processos administrativos sancionadores da ANTAQ, autuados sob os números:

    Porto de São Francisco do Sul: 50303.001287/2014-62
    Por ocasião de Fiscalização integrante do Plano Anual de Fiscalização de 2014 (PAF 2014), foi constatada referida irregularidade, lavrado Auto de Infração Nº 900/2014, e no âmbito do qual foi sugerida a penalidade de multa para a Administração do Porto de São Francisco do Sul (APSFS). Essa processo aguarda o julgamento da Diretoria da ANTAQ, conforme demanda o rito processual dessa agência. Previamente, a irregularidade já havia sido objeto de Termo de Ajuste de Conduta (TAC), o qual venceu sem seu cumprimento, culminando em multa à Autoridade Portuária.

    Também é digno de nota que a APSFS iniciou concurso para contratação de servidores com o cargo de Guarda Portuário, porém devido a supostas irregularidades na execução do mesmo, especificamente durante o teste físico, o concurso foi judicialmente impedido de prosseguir seu curso, restando-se suspenso até que sejam exauridos os devidos trâmites judiciários.

    Porto de Imbituba: 50303.002172/2015-76.
    Por ocasião de Fiscalização integrante do Plano Anual de Fiscalização de 2015 (PAF 2015) foi constatada a referida irregularidade, lavrado Auto de Infração Nº 001776-0, no âmbito do qual foi sugerida a celebração de termo de ajuste de conduta alternativamente à aplicação da penalidade de multa. Esse processo aguarda o julgamento pela autoridade julgadora da ANTAQ.

    A tramitação processual só será concluída após a decisão da ANTAQ a respeito (trânsito em julgado).

    Pedidos de vistas ou de cópias de processos administrativos da ANTAQ são realizados por via eletrônica através do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) disponível no seguinte endereço eletrônico:

    http://www.acessoainformacao.gov.br/sistema/site/index.html?ReturnUrl=%2fsistema%2f

    cadastre-se no campo “Faça seu Pedido” localizado na parte superior/direito da tela (feito isso, nos próximos pedidos de cópias ou acompanhamentos dos seus pedidos é só entrar com o login e senha);
    depois de concluído o cadastramento, clique no botão voltar, faça o login e clique no botão “Registrar Pedido” e preencha o formulário.



    A Ouvidoria da ANTAQ agradece sua colaboração para a melhoria dos serviços prestados por esta instituição e coloca-se a disposição para novos contatos.

    Atenciosamente,
    Carlos Afonso Rodrigues Gomes
    Ouvidor da ANTAQ​

    ResponderExcluir
  2. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados não só com a Guarda Portuária, mas sim com a Segurança Portuária em todo o seu contexto.

    ResponderExcluir

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.