Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 25 de maio de 2017

0

PORTO DE ITAJAÍ PROMOVE TREINAMENTO DE SISTEMA DE COMANDO DE INCIDENTES




O SCI é uma ferramenta gerencial capaz de dar suporte na coordenação unificada ou colegiada de pequenos ou grandes incidentes

Na primeira quinzena deste mês de maio, entre 09 e 12, a Superintendência do Porto de Itajaí, através de sua Gerência de Meio Ambiente (GEAMB), realizou mais um importante treinamento voltado para o efetivo que atua junto ao complexo portuário.
Desta vez, o destaque ministrado referiu-se ao Treinamento de Sistema de Comando de Incidentes (SCI), ao qual visa atender diretamente as ações do Plano de Emergência Individual (PEI) e Plano de Controle de Emergência (PCE).
Ambos proporcionam a capacitação e integração de instituições de segurança pública, instalações portuárias e retro portuárias do Comitê do Plano de Ajuda Mútua - PAM e o Comitê do Plano de Área - PA do Complexo Portuário de Itajaí, órgãos ambientais e empresas que atuam no atendimento a emergência.
O Sistema de Comando de Incidentes (SCI) é uma ferramenta gerencial capaz de dar suporte na coordenação unificada ou colegiada de pequenos ou grandes incidentes como desastres naturais, uma ação/omissão humana ou mesmo a combinação de ambos.
Os desastres sempre que ocorrem, exigem uma ação de resposta rápida e eficaz, por parte dos envolvidos diretamente na atividade, ou num cargo específico, portanto é necessário entender a diferença entre uma emergência e uma situação crítica, sendo que a primeira pode ser atendida rotineiramente, enquanto a segunda exige uma postura organizacional não rotineira e o gerenciamento integrado das ações de resposta.
Em pauta, destaque para o seu amplo conteúdo teórico. Diferentes abordagens ou diferentes níveis de treinamento do conceituado modelo internacional de Segurança conhecido por “OSHA” (Occupational Safety and Health Administration), que prioriza extrema atenção de emergências com produtos perigosos; a utilização de software para situações de emergência com produtos perigosos (PP), a estrutura de comando de incidentes, conhecer as diversas formas de comunicação, identificando os requisitos necessários para a comunicação de um incidente, o Plano de Atendimento Emergencial (PAE), o ciclo de planejamento operacional, através do protocolo de resposta DECIDA, conhecimentos básicos de contenção, as formas de estrutura de um posto de comando, a liderança e a estrutura ocupacional do comando unificado, que consiste em procedimentos orientados para o controle de pessoal, instalações, equipamentos e comunicações.
Destaque ainda para o item de exercícios simulados em que foram realizados com base nos cenários estabelecidos no Plano de Emergência Individual (PEI) e Plano de Controle de Emergência (PCE) permitindo aos participantes atividades em prática com aprendizado de aulas teóricas, bem como a integração de diversos “personagens” que puderam atuar em emergências, como no caso de acionamento do Comitê do Plano de Ajuda Mútua - PAM e o Comitê do Plano de Área - PA do Complexo Portuário de Itajaí, onde instalações distintas precisam trabalhar em conjunto para o atendimento de emergências.
“Entre muitas prioridades existentes, esses treinamentos realizados por nós, visamos o envolvimento de todos os órgãos e instituições das áreas de segurança, pelo motivo de que possíveis emergências no interior do porto podem ocorrer e são estes mesmos órgãos que estarão aqui conosco tentando prestar atendimentos a estas emergências”, ressalta Médelin Pitrez dos Santos, Gerente de Meio Ambiente.
As apresentações aconteceram na sede do Centro de Treinamento Portuário de Itajaí – CTPI e na oportunidade contou com a presença de representantes da Superintendência do Porto de Itajaí (SPI), APM Terminals Itajaí, OGMO, Órgãos Ambientais, CODETRAN, Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Municipal, Comitê do Plano de Ajuda Mútua (PAM) e Comitê do Plano de Área (PA).
De acordo com informações colhidas na Gerência do Meio Ambiente, novos cursos e treinamentos nas áreas de meio ambiente, saúde pública (normativas sanitárias) e segurança do trabalho, estão sendo planejados ainda para este primeiro semestre de 2017.

A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.
                                                                                                                                                                                          
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
                                                                                                                                                            
COMENTÁRIOS

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.