Postagem em destaque

PF FLAGRA PORTUÁRIOS COM PACOTES DE COCAÍNA NO CORPO PARA EMBARQUE EM NAVIO

Trabalhadores do Porto de Santos tentaram levar carregamento até navio atracado no cais, que foi cercado pela Guarda Portuária. Tablete...

terça-feira, 10 de outubro de 2017

0

PORTO DE VITÓRIA INAUGURA PRIMEIRO SISTEMA DE CONTROLE DE TRÁFEGO MARÍTIMO DO PAÍS




Além de atender o Porto de Vitória, o sistema também tem abrangência sobre as atividades dos portos de Tubarão e Praia Mole

No início do mês passado começou a funcionar o sistema de controle de tráfego marítimo do Porto de Vitória, o primeiro do país. A transmissão foi inaugurada pelo coordenador Agostinho Sobral, sob o acompanhamento do presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (CODESA), Luís Claudio Montenegro.
O sistema VTMIS (sigla em inglês para Vessel Traffic Management Information System) é composto por um avançado e complexo grupo de equipamentos que fornece informações de segurança da navegação, condições meteorológicas e total controle de toda área de fundeio, canal de acesso, bacia de manobra e terminais portuários.
Além de atender o Porto de Vitória, o sistema também tem abrangência sobre as atividades dos portos de Tubarão e Praia Mole. O primeiro navio a operar dentro do VTMIS foi o Thorco Legacy, da Namíbia, que atracou em Tubarão aos 30 minutos desta segunda-feira.
Expectativa

Antes do início da operação, o coordenador Agostinho Sobral repassou os últimos informes para a equipe, formada pelo supervisor de VTS e oficial de náutica, Gustavo Marchesi, da empresa Indra, e pelo operador de VTS, Tiago Fraga. À meia-noite em ponto começou a transmissão no Centro de Controle Operacional (CCO) do sistema de controle de tráfego marítimo do Porto de Vitória, localizado no Cais de Capuaba, em Vila Velha.
Visivelmente emocionado, o presidente Montenegro resumiu: "É mais um projeto realizado". E complementou: "Somos o primeiro porto público do país a operar esse sistema que é utilizado pelos maiores portos do mundo. Estamos na vanguarda da modernização e busca de eficiência entre os portos públicos e privados do Brasil graças a uma gestão empreendedora, com visão de futuro e, sobretudo, pelo comprometimento e competência de nossos colaboradores".
Segurança
Agostinho Sobral, responsável desde o início, pela implantação do sistema, também estava emocionado: "Dever cumprido. Graças ao envolvimento de todos conseguimos dar esse importante passo na modernização da segurança portuária. O sistema ativo garante segurança a todas as embarcações que acessam os portos de Vitória, Praia Mole e Tubarão, com organização do tráfego e eficiência nas operações", explicou.
A primeira transmissão do VTMIS foi acompanhada por alguns colaboradores da empresa: os coordenadores Enildo Pereira Junior e Rose Duarte, de Segurança Portuária e Comunicação, respectivamente; o secretário dos Conselhos, Rouzemberg Lugão; o supervisor da Guarda Portuária, Reroldi Monteiro; a assessora da presidência, Joana Brotas, e o responsável pela cobertura do evento, o estagiário Gilson Luiz Roza. O presidente levou a família: a esposa Milva, a irmã Carine e o pai Carlos Alberto.
Marinha aprova VTMIS

O sistema de controle de tráfego marítimo do Porto de Vitória (VTMIS) foi aprovado pela Marinha após visita técnica realizada por oficiais da Autoridade Marítima. Com a aprovação, o Porto de Vitória passará a constar em todas as publicações náuticas do Brasil e do mundo. Vitória é o primeiro porto do país a contar com o VTMIS operando.
A implantação do VTMIS, que custou R$ 21,9 milhões, teve início em dezembro de 2015 e começou a operar no dia 4 de setembro. Com dois radares instalados nos morros do Moreno e de Atalaia, em Vila Velha, o sistema monitora as embarcações por meio de sensores mareógrafos, correntômetros, câmeras, boias e estação meteorológica. A tecnologia melhora a segurança de tráfego, reduz o tempo inativo dos berços e ajuda a evitar acidentes ambientais ambiente. A sala operacional fica em Capuaba.

A implantação do VTMIS coloca o Porto de Vitória na vanguarda dos portos públicos brasileiros. "O VTMIS surge como resposta à crescente complexidade e diversidade do transporte marítimo mundial, e a segurança na proteção das cargas movimentadas no Porto de Vitória, afirma o assessor técnico da CODESA e controlador responsável pelo sistema, Agostinho Sobral.

A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                                                                                                                         
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.                                                                                                                                                           
                                                          COMENTÁRIOS                             



Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEGISLAÇÕES