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terça-feira, 10 de outubro de 2017

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PORTO DE VITÓRIA INAUGURA PRIMEIRO SISTEMA DE CONTROLE DE TRÁFEGO MARÍTIMO DO PAÍS




Além de atender o Porto de Vitória, o sistema também tem abrangência sobre as atividades dos portos de Tubarão e Praia Mole

No início do mês passado começou a funcionar o sistema de controle de tráfego marítimo do Porto de Vitória, o primeiro do país. A transmissão foi inaugurada pelo coordenador Agostinho Sobral, sob o acompanhamento do presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (CODESA), Luís Claudio Montenegro.
O sistema VTMIS (sigla em inglês para Vessel Traffic Management Information System) é composto por um avançado e complexo grupo de equipamentos que fornece informações de segurança da navegação, condições meteorológicas e total controle de toda área de fundeio, canal de acesso, bacia de manobra e terminais portuários.
Além de atender o Porto de Vitória, o sistema também tem abrangência sobre as atividades dos portos de Tubarão e Praia Mole. O primeiro navio a operar dentro do VTMIS foi o Thorco Legacy, da Namíbia, que atracou em Tubarão aos 30 minutos desta segunda-feira.
Expectativa

Antes do início da operação, o coordenador Agostinho Sobral repassou os últimos informes para a equipe, formada pelo supervisor de VTS e oficial de náutica, Gustavo Marchesi, da empresa Indra, e pelo operador de VTS, Tiago Fraga. À meia-noite em ponto começou a transmissão no Centro de Controle Operacional (CCO) do sistema de controle de tráfego marítimo do Porto de Vitória, localizado no Cais de Capuaba, em Vila Velha.
Visivelmente emocionado, o presidente Montenegro resumiu: "É mais um projeto realizado". E complementou: "Somos o primeiro porto público do país a operar esse sistema que é utilizado pelos maiores portos do mundo. Estamos na vanguarda da modernização e busca de eficiência entre os portos públicos e privados do Brasil graças a uma gestão empreendedora, com visão de futuro e, sobretudo, pelo comprometimento e competência de nossos colaboradores".
Segurança
Agostinho Sobral, responsável desde o início, pela implantação do sistema, também estava emocionado: "Dever cumprido. Graças ao envolvimento de todos conseguimos dar esse importante passo na modernização da segurança portuária. O sistema ativo garante segurança a todas as embarcações que acessam os portos de Vitória, Praia Mole e Tubarão, com organização do tráfego e eficiência nas operações", explicou.
A primeira transmissão do VTMIS foi acompanhada por alguns colaboradores da empresa: os coordenadores Enildo Pereira Junior e Rose Duarte, de Segurança Portuária e Comunicação, respectivamente; o secretário dos Conselhos, Rouzemberg Lugão; o supervisor da Guarda Portuária, Reroldi Monteiro; a assessora da presidência, Joana Brotas, e o responsável pela cobertura do evento, o estagiário Gilson Luiz Roza. O presidente levou a família: a esposa Milva, a irmã Carine e o pai Carlos Alberto.
Marinha aprova VTMIS

O sistema de controle de tráfego marítimo do Porto de Vitória (VTMIS) foi aprovado pela Marinha após visita técnica realizada por oficiais da Autoridade Marítima. Com a aprovação, o Porto de Vitória passará a constar em todas as publicações náuticas do Brasil e do mundo. Vitória é o primeiro porto do país a contar com o VTMIS operando.
A implantação do VTMIS, que custou R$ 21,9 milhões, teve início em dezembro de 2015 e começou a operar no dia 4 de setembro. Com dois radares instalados nos morros do Moreno e de Atalaia, em Vila Velha, o sistema monitora as embarcações por meio de sensores mareógrafos, correntômetros, câmeras, boias e estação meteorológica. A tecnologia melhora a segurança de tráfego, reduz o tempo inativo dos berços e ajuda a evitar acidentes ambientais ambiente. A sala operacional fica em Capuaba.

A implantação do VTMIS coloca o Porto de Vitória na vanguarda dos portos públicos brasileiros. "O VTMIS surge como resposta à crescente complexidade e diversidade do transporte marítimo mundial, e a segurança na proteção das cargas movimentadas no Porto de Vitória, afirma o assessor técnico da CODESA e controlador responsável pelo sistema, Agostinho Sobral.

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