Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

0

SUAPE VAI GANHAR NOVO CENTRO DE CONTROLE, COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO




Está prevista a instalação de novas câmeras de videomonitoramento, passando das atuais 64 para 128

A segurança portuária de Suape ganhará reforço na sua estrutura operacional em 2018. A Coordenadoria do ISPS Code, responsável pelo controle de acesso das pessoas, veículos e cargas ao porto, vai concluir as instalações do novo prédio do Centro de Controle, Comunicação e Monitoramento (CCCOM).
Em outubro do ano passado foram concluídas as obras físicas do local, orçadas em R$ 209,9 mil. Agora a coordenadoria aguarda a conclusão do processo licitatório para aparelhar e modernizar o novo espaço. O centro vai receber tecnologias avançadas e novos equipamentos para monitorar o tráfego nas vias de acesso ao porto e nos postos de entrada das áreas alfandegadas.
Está prevista a instalação de novas câmeras de videomonitoramento, passando das atuais 64 para 128. Além disso, o centro contará com uma central de alarmes, tendo em vista que a área do porto organizado vai receber 7 quilômetros de cerca, com alarme de presença, em todo o seu perímetro.
“Vamos ampliar o monitoramento com a instalação de novas câmeras. Passaremos a monitorar desde a curva do boi (no início da Avenida Portuária), até a ponta do molhe, cobrindo uma distância linear de mais de 5 quilômetros”, explicou o coordenador do ISPS Code, Osvaldo Morais.
O plano de segurança prevê também a aquisição do método de identificação automática através de sinais de rádio, conhecido como RFID (do inglês “Radio-Frequency IDentification”) para saber se os veículos pesados que acessam o porto estão seguindo a rota correta.
Outro avanço na segurança portuária, já em andamento, é a compra de 20 detectores manuais de metais para uso nas entradas das áreas alfandegadas e restritas do porto. Também em 2018, deve ser iniciada a reforma do Posto de Controle 1 (PC-1), principal porta de entrada terrestre do Porto de Suape.
Avanços em 2017
Além dos projetos previstos para esse ano, em 2017 a segurança portuária teve importantes avanços. Foi realizado o ordenamento dos veículos, como automóveis, caminhões e ônibus, que estacionam em áreas dentro do porto. Com isso, o trânsito passou a ter mais disciplinamento, evitando a parada irregular.
A equipe de segurança portuária e patrimonial do Complexo de Suape recebeu 12 treinamentos ao longo do ano, sobre diversos temas, como normas do ISPS Code, normas alfandegárias, planos de segurança, abordagem e tratamento ao usuário, simulados, tudo em conformidade com a legislação e normas vigentes.
ISPS CODE
Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias (do inglês International Ship e Port Facility Security Code), ou simplesmente ISPS Code, é um conjunto de medidas e procedimentos para proteger navios e instalações portuárias de eventuais ataques terroristas. Ele exige que os portos realizem avaliação de risco para determinar quais áreas são mais vulneráveis e a partir de então preparar um plano de segurança para conter essas vulnerabilidades.
O ISPS Code surgiu em resposta ao ataque terrorista ao World Trade Center, em Nova York, no dia 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos. Esse fato iniciou uma série de discussões para evitar a ocorrência de outros atos de terrorismo. No Porto de Suape, a Coordenadoria do ISPS Code abarca a segurança da área portuária e execução do Plano de Segurança Pública Portuária.

A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                                                                                                                         
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.                                                                                                                                                  
                             COMENTÁRIOS                             

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.