Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 17 de abril de 2018

0

GUARDA PORTUÁRIA É REPRESENTADA NA LAAD 2018




A Guarda Portuária se fez presente, sendo representada pelos superintendentes da Guarda Portuária de Santos e do Rio de Janeiro

Na semana passada, de terça (10) até a quinta-feira (12), a cidade de São Paulo recebeu LAAD Security – Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa. Realizada no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP), essa feira reuniu empresas nacionais e internacionais que fornecem equipamentos, serviços e tecnologias para segurança pública, forças policiais, forças especiais, forças armadas e gestão de segurança de grandes corporações, concessionárias de serviços e infraestrutura crítica do Brasil e da América Latina.
Em sua quarta edição a LAAD 2018 reuniu cerca de 100 marcas expositoras e recebeu mais de 9 mil profissionais do setor, apresentou soluções em autenticação, controle de acesso e vigilância; emergência, salvamento e resgate; equipamentos pessoais e táticos; cyber security; ópticos e optrônicos; munição e armamento; perícia criminal e forense; transmissão e comunicação; veículos e helicópteros; e etc.
O evento, que tem o objetivo de incentivar a integração de conhecimento e inteligência, contou com a presença dos vários segmentos da segurança no país, e como não podia deixar de ser, a Guarda Portuária também se fez presente, sendo representada pelos superintendentes da Guarda Portuária de Santos e do Rio de Janeiro.
Eles tiveram a oportunidade de conhecer as novidades no mercado de segurança pública e privada. Dentre os estandes repletos de armas de fogo, coletes balísticos e veículos adaptados para uso policial, eles também tiveram a oportunidade de participar do seminário que aconteceu paralelamente a feira, com a presença de ilustres palestrantes.

A abertura da “LAAD Security” contou com a presença do Ministro da Defesa (interino) General Joaquim Silva e Luna, o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Ademir Sobrinho.
O General Luna apresentou as atribuições das Forças Armadas na segurança do Brasil pelos rios, territórios terrestres e aéreos e afirmou que “ações de operações das três Forças estão presentes em nosso País”.  O Ministro apontou também a importância do trabalho do Ministério da Defesa em equacionar aspectos tributários que incidem sobre os equipamentos de segurança.
A mesa de abertura foi composta pelo Secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho; pelo Diretor geral da Clarion Events Brasil, organizador da LAAD Security, Sergio Jardim, e demais autoridades civis.
Também participaram do evento os Comandantes de Área: Comandante Militar do Sudeste, General de Exército João Camilo Pires de Campos; Comandante Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury e o Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Antonio Carlos Soares Guerreiro.
Palestras
O VII Seminário de Segurança Pública, realizado paralelo a feira contou com a participação de vários palestrantes, entre eles destacamos a participação do Ex-secretário de segurança do Rio, José Mariano Beltrame,  que em sua palestra defendeu o legado das UPPs no Rio de Janeiro, responsável pela implantação do projeto, o ex-secretário disse que a iniciativa foi um sucesso pois restabeleceu a esperança às pessoas que vivem em áreas conflagradas.
Sobre a intervenção federal, Beltrame afirmou que, enquanto existirem territórios dominados pelo crime, não haverá solução. “De um lado está o estado democrático de direito e de outro um estado que é dominado por um déspota (ligado ao tráfico ou à milícias) que manda paralelamente. É necessário um direcionamento estratégico que transforme a cidade repartida em uma, com justiça e segurança”, concluiu.
O Ex-secretário nacional de Segurança do governo do presidente Lula, Ricardo Balestreri, elogiou a criação do Ministério da Segurança Pública, pois segundo ele, atende um antigo anseio dos especialistas e agentes do segmento.
Balestreri, que hoje ocupa a secretaria-chefe do Gabinete de Assuntos Estratégicos do Governo de Goiás, falou sobre o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), implantado durante a sua gestão. “Entre 2008 e 2010, quando o programa estava em vigor, houve um decréscimo na criminalidade em todo o país. A memória curta das pessoas talvez impeça que se enxergue os avanços. Não se pode achar que que estamos começando do zero”, afirmou.
A Diretora-Geral da PRF, Maria Alice Nascimento Souza, com o tema “Desafios e resultados das políticas de segurança no trânsito”, enfatizou a necessidade de que a violência no trânsito deva ser tratada como questão de segurança pública. Em um cenário onde os acidentes de trânsito geram, anualmente, bilhões de reais em custo social, Maria Alice salientou a indispensabilidade da adoção da gestão estratégica de informações, do fomento de ações que promovam uma mudança comportamental e da articulação entre os órgãos e entidades responsáveis pelo tema, em busca de um trânsito mais seguro.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                                                                                                                         
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.                                                                                                                                                  
                             COMENTÁRIOS                             
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.