Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

0

JUSTIÇA MANTÉM PRESOS ESTIVADORES QUE IÇARAM COCAÍNA A NAVIO NO PORTO DE SANTOS




Ambos foram detidos em flagrante por tráfico internacional de drogas após câmeras flagrarem a ação

A Justiça Federal manteve presos, nesta quinta-feira (7), os estivadores Sérgio Tarcísio de Campos Rodrigues, de 40 anos, e Milton Ruiz Horácio, de 38 anos, que foram flagrados içando um carregamento de cocaína a um navio atracado no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A defesa de um deles informou que vai solicitar habeas corpus do cliente.
O flagrante ocorreu após imagens de câmeras de monitoramento indicarem movimentação suspeita no entorno do navio ER France, de bandeira liberiana, que estava em berço de atracação em um terminal de contêineres na margem direita. A bordo do cargueiro, a dupla içou uma bolsa preta com a droga de um barco menor.
Em audiência de custódia realizada em Santos, o juiz Roberto Lemos do Santos Filho, da 5ª Vara Federal, decidiu por decretar a prisão preventiva para ambos. O entendimento é de que a eventual liberdade dos dois, mesmo que com medidas cautelares ou aplicação de fiança, poderia comprometer a ordem pública e as investigações.
A Polícia Federal trabalha para identificar possíveis outros envolvidos na ação criminosa, que foi frustrada. Além de apurar o envolvimento de outros trabalhadores portuários, o objetivo é identificar e localizar as pessoas que estavam a bordo da pequena embarcação que se aproximou do navio para levar a droga que foi içada.
O advogado João Vitor Fontoura, que defende Sérgio Rodrigues, informou que o cliente é estivador há mais de uma década e que tem bons antecedentes. "Ele disse que estava trabalhando no momento e não ligação com o crime", comentou o defensor que vai entrar com habeas corpus em instância superior para tentar libertá-lo.
O G1 não conseguiu contato com defensor público federal designado a Milton Horácio, que não apresentou advogado particular para defendê-lo. Ambos permanecem presos na Penitenciária I, em São Vicente, para onde foram levados desde a ocasião do flagrante, ocorrido entre a madrugada e a manhã de terça-feira (5).
Içamento
A ação ocorreu em um terminal de contêineres da margem direita durante a madrugada. A Receita Federal informou que uma embarcação de pequeno porte foi registrada por câmeras se aproximando de um navio pelo Canal do Estuário. Dela, foi içado ao cargueiro, por meio de cordas lançadas ao mar, uma bolsa de cor escura.
As equipes federais foram mobilizadas e conseguiram localizar em tabletes 17,26 kg da droga em estado puro próximo à porta de um contêiner, cujo destino era o porto de Las Palmas, na Espanha. Os agentes identificaram dois estivadores, que estavam a bordo do navio, como os responsáveis por içar a bolsa até o convés da embarcação.
Os dois portuários não são vinculados ao terminal e são escalados pelo Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) do cais. Eles foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal, no Centro de Santos, onde permaneceram presos, depois de prestarem depoimento e ser comprovada a participação na modalidade de tráfico por perícia das imagens.
Por meio de nota, o Ogmo lamentou o ocorrido e afirmou que poderá abrir um procedimento administrativo desde que solicitado pelo operador portuário. O Sindicato dos Estivadores, por meio da assessoria jurídica, disse naquela ocasião que não acompanhou o caso e que os portuários foram assistidos por defesas próprias.
Fonte: G1 Santos


Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                             
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.                                                                                                                          

  COMENTÁRIOS                             
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.