Postagem em destaque

TERRORISMO PSICOLÓGICO NO PORTO DE SANTOS

Guardas portuários foram obrigados a dobrar a sua jornada de trabalho. No dia 27 de outubro, vários guardas portuários foram obrigado...

LEGISLAÇÕES

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

0

MARINHA REALIZA REUNIÃO FUNCIONAL PARA GERENTES DE VTS



O VTS é um auxílio eletrônico à navegação, com capacidade de prover monitorização ativa do tráfego aquaviário.
O Centro de Auxílios à Navegação Almirante Moraes Rego (CAMR) realizou, no dia 13 de agosto, a 1ª Reunião Funcional para Gerentes de VTS (Vessel Traffic Service), que contou com a presença de representantes dos VTS em operação no Brasil (Porto do Açu e Vitória), além de representantes dos futuros VTS Rio de Janeiro e Santos, ainda em processo de implantação.
Durante o evento, foram tratados assuntos relativos à normatização, operação, aos custos, ao recrutamento e ao treinamento de pessoal, com o objetivo de nivelar conhecimentos sobre o assunto e contribuir para busca de soluções conjuntas que atendam as demandas da Autoridade Marítima, gestores e usuários do serviço.
O VTS é um auxílio eletrônico à navegação, com capacidade de prover monitorização ativa do tráfego aquaviário, cujo propósito é ampliar a segurança da vida humana no mar, a segurança da navegação e a proteção ao meio ambiente nas áreas em que haja intensa movimentação de embarcações ou risco de acidente de grandes proporções.
No Brasil, as atribuições de normatizar, homologar o funcionamento e fiscalizar o serviço prestado pelos VTS são da Autoridade Marítima, sendo a Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) o agente responsável por emitir os atos administrativos pertinentes, assessorado pelo CAMR. O conjunto de regras, que regula as ações referentes ao VTS, consta das “Normas da Autoridade Marítima para o Serviço de Tráfego de Embarcações” (NORMAM-26/DHN 3ª Revisão).

A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                             
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.