Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

0

GUARDA PORTUÁRIA DETÉM DOIS HOMENS COM 423 KG DE COCAÍNA NO PORTO DE SANTOS



Dois homens foram detidos. A droga seria inserida em um contêiner com destino ao Porto de Antuérpia, na Bélgica.
Na manhã do dia 12, dois homens foram presos pela Guarda Portuária com 423 kg de cocaína no Porto de Santos, litoral de São Paulo.
O flagrante ocorreu no Terminal da Santos Brasil, localizado na margem esquerda do porto, no Distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá. As câmeras de monitoramento do terminal flagraram a movimentação suspeita de quatro homens que estavam dentro de um caminhão.
Diante dos fatos a Guarda Portuária (Gport) e a Polícia Federal (PF) foram acionadas. Como uma das bases da Gport fica ao lado do terminal, enquanto que a da PF fica na outra margem do porto, ela foi a primeira a chegar ao local.
Ao perceberem a chegada das viaturas da Gport, dois suspeitos conseguiram escapar antes da abordagem, pulando a cerca do terminal. Outros dois permaneceram no veículo e foram detidos.
Foto: Reprodução TV Tribuna
Em busca realizada na cabine do caminhão foram encontradas 13 bolsas, contendo tabletes da droga, totalizando 423 kgs de cocaína. Também foram localizados dois lacres, sendo um rompido e outro, dublê do primeiro, integro. Além disso, os caminhoneiros estavam com um alicate próprio para o corte desses lacres.
Com a chegada da Polícia Federal foram realizadas buscas na área, no entanto os outros dois suspeitos não foram localizados.
Não foi a primeira vez
Em janeiro do ano passado, em modus operandi idêntico, a Guarda Portuária apreendeu 23 malas contendo 552 kg de cocaína. Naquela ocasião um elemento foi deito, enquanto o seu ajudante conseguiu empreender fuga ao avistar a chegada da viatura.
Destino
Segundo o Delegado Ciro Tadeu Moraes, chefe da Polícia Federal em Santos, pela localização, do caminhão e de papéis contendo números de contêineres, foi contatado que a droga seria inserida em um contêiner, contendo tripas de boi, que seria transportado pelo Navio Uasc Khor. A embarcação partiria no mesmo dia e teria como destino o Porto de Antuérpia, na Bélgica.


Cocaína estava em malas escondidas na cabine do caminhão ( Foto: G1 Santos)
Um inquérito foi aberto para apurar o caso e determinar outros possíveis envolvidos na tentativa de tráfico internacional de drogas.
Juiz estende prisão
Segundo o site frompress, após audiência de custódia realizada no dia seguinte, O juiz federal Roberto Lemos dos Santos Filho, da 5ª Vara Federal, acolheu as alegações do Ministério Público Federal, que considerou tratar-se de crime de tráfico internacional de cocaína em elevada quantidade, bem como que antes da prisão houve ameaça direta pelo menos a dois seguranças trabalhando no Porto de Santos, mencionando-se o pagamento de 100.000 reais de propina e ameaça de morte em caso de recusa.”
A Procuradoria sustentou ainda que o crime demonstrou a “intensa periculosidade” dos presos e a “grave ameaça à ordem pública” caso fossem colocados em liberdade. “No mesmo sentido, os contatos com a organização criminosa internacional, capaz de exportar elevada quantidade de cocaína, o que pressupõe integrantes em pelo menos dois países diversos, configura elevado risco de fuga e de não aplicação da lei penal.”
Para o juiz federal, o valor da propina oferecida, a ameaça de morte aos seguranças e a elevada quantidade de cocaína apreendida devem ser considerados agravantes. “Diante desse quadro, reputo imperiosa a decretação da prisão preventiva, dada a necessidade de assegurar a manutenção da ordem e aplicação da Lei Penal”, decidiu o magistrado.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                             
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.