Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

0

MARINHA REALIZOU VISTORIA NO SERVIÇO DE TRÁFEGO DE EMBARCAÇÕES DA CODESA



A homologação do funcionamento operacional do VTS tem validade até agosto de 2020.
No período de 20 a 22 de agosto o Centro de Auxílio à Navegação Almirante Moraes Rego (CAMR) da Marinha do Brasil, sob o comando do capitão de mar e guerra Alex Pinto Babinsck, realizou uma visita técnica ao Centro de Controle do Vessel Traffic Service (VTS) do Porto de Vitória, no Espírito Santo, a fim de atestar a manutenção da sua capacidade para continuar prestando Serviço de Informações, em conformidade com as Normas da Autoridade Marítima para o Serviço de Tráfego de Embarcações.
Na visita foram verificadas instalações, aspectos administrativos, funcionamento dos equipamentos e avaliado o desempenho dos operadores e supervisores no exercício de suas funções, por meio da realização de exercícios práticos de acompanhamento do tráfego marítimo e interação do Centro VTS com os usuários.
No primeiro dia foi feita a verificação de documentos. Também serão avaliadas estatísticas, situações de emergência e possíveis melhorias do sistema.
Simulado
Uma simulação de procedimentos de emergência, essenciais no auxílio ao navegante, fez parte do segundo dia de vistoria do VTS do Porto de Vitória. Exercícios de situações de incêndio, homem ao mar, colisão e avaria em motor de embarcações foram realizados no Canal de Vitória e na área de fundeio, sob a supervisão da Marinha e monitoramento do VTS Vitória.

O rebocador Smit Torá, saiu do cais Comercial de Vitória, com tripulantes da CODESA e a 1º tenente Monique Pimentel, que comandou as operações na água. Em terra, no Centro de Controle do VTS, outros oficiais acompanhavam os procedimentos via sistema. O exercício faz parte da vistoria anual protocolar.
De acordo com a tenente as situações simuladas fazem parte da avaliação, porque são situações corriqueiras na navegação.
No terceiro dia da vistoria técnica foram debatidas as situações verificadas e anunciado o resultado final da inspeção, com o feedback para a equipe do VTS.
Homologação
O tráfego de embarcações no Porto Organizado de Vitória continua seguro e eficiente. A conclusão é da Marinha do Brasil que, pelo segundo ano consecutivo, aprova o VTS do Porto de Vitória.
A homologação do funcionamento operacional do VTS tem validade até agosto de 2020, quando será realizada nova vistoria técnica.

O chefe da comitiva da Marinha, capitão de Mar e Guerra Alex Pinto Babinsck, fez elogios "à qualidade e ao profissionalismo dos operadores e supervisores do VTS do Porto de Vitória pela manutenção técnica e operacional dos equipamentos, sensores e softwares de monitoramento e pela organização administrativa do setor", segundo informou o coordenador do VTS, Agostinho Sobral.
VTS
O Vessel Traffic Service (VTS) é um auxílio eletrônico à navegação, com capacidade de prover monitorização ativa do tráfego aquaviário, cujo propósito é ampliar a segurança da vida humana no mar, a segurança da navegação e a proteção ao meio ambiente nas áreas em que haja intensa movimentação de embarcações ou risco de acidente de grandes proporções.
Em 2017, a Diretoria de Hidrografia e Navegação concedeu à Companhia Docas do Espírito Santo (CODESA) a licença de operação do VTS no Porto de Vitória, que se tornou o primeiro porto público a operar o VTS no Brasil, situação que permanece inalterada até o momento.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                             
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.