Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

sexta-feira, 24 de abril de 2020

0

OPERAÇÃO ENCONTRA 349 KG DE COCAÍNA EM CASCO DE NAVIO NO PORTO DE SANTOS



Operação foi realizada pela Receita Federal, Polícia Federal e Marinha do Brasil. Navio tinha como destino um porto europeu.
Na última quarta-feira (22), em uma operação conjunta com a participação da Receita Federal do Brasil (RFB), Polícia Federal (PF) e Marinha do Brasil (MB), foi localizado 349 kg de cocaína no Porto de Santos, litoral de São Paulo.

De acordo com a Polícia Federal, a droga foi encontrada em pacotes presos ao casco de um atracado em um terminal portuário, que tinha como destino final um porto europeu. As autoridades não excluem há possibilidade de a cocaína ter sido ali colocada antes da atracação do navio.
O navio, antes de atracar em Santos, tinha passado por portos do sul e tinha como destino final a Europa. A droga, após ser apreendida pela RFB, foi entregue a PF, que prosseguirá com as investigações.

As autoridades não revelaram os motivos que levaram a realização da operação, já que não é uma rotina a fiscalização dos cascos dos navios no porto da cidade.

Outros casos 
O primeiro caso ocorreu em 2071, quando um dispositivo ilegal foi localizado fixado ao casco de um navio. Na caixa, com um pouco mais de um metro de comprimento e 40 centímetros de largura, estavam 30 tabletes da droga, envoltos em plástico colorido, contendo 33,84 kg de cocaína. Naquela ocasião, a operação ocorreu depois de uma denúncia anônima.
Posteriormente, em 2018 um mergulhador foi flagrado pelas câmeras de monitoramento do terminal de contêineres da Brasil Terminal Portuário (BTP), nadando em direção ao píer com uma bolsa impermeável vermelha. A bolsa foi encontrada boiando no Estuário, ainda durante a madrugada, contendo 23 tabletes lacrados em plástico colorido, com 28 kg da cocaína.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      
                                                                                       
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.