Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

sábado, 12 de dezembro de 2020

0

PF, RFB e GPORT REALIZAM EXERCÍCIO SIMULADO NO PORTO DE SÃO FRANCISCO DO SUL

 

O objetivo é treinar os agentes para o cumprimento das exigências do International Ship and Port Facility Security Code (ISPS Code).

Na última quarta-feira (09), as autoridades intervenientes do Porto de São Francisco do Sul, no litoral de Santa Catarina, realizaram um Exercício Simulado.

O objetivo é treinar os agentes para o cumprimento das exigências do International Ship and Port Facility Security Code (ISPS Code), Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias.

Exercício

O Centro de Comando e Comunicação (CCCom) recebeu uma denúncia anônima de atividade de tráfico de drogas do Porto de São Francisco do Sul, informando que havia drogas no interior da carga armazenada, no Armazém 06. A partir dessa denúncia, a Guarda Portuária (GPORT) acionou a Receita Federal do Brasil (RFB), que dispõe de cão farejador, para auxiliar nas buscas, e a Polícia Federal (PF) para apoiar a operação. Caso encontrassem algo ilícito, cada qual tomaria as devidas providências, respectivamente.

A RFB chegou ao local, e com ajuda do cão farejador começou as buscas pelo material ilícito. Em seguida chegou a PF para dar apoio à operação.

Durante as buscas não foram encontrados materiais ilícitos. Posteriormente, para a continuidade do exercício, foi inserida uma amostra de droga entre as cargas de madeira e nova busca foi realizada pelo cão farejador.  Ao passar próximo ao local, ele começou a se comportar de forma diferente possibilitando a localização do entorpecente.

Participantes

O exercício contou com a participação Polícia Federal (PF), Receita Federal do Brasil (RFB) e da Guarda Portuária (GPORT). Essas autoridades integram o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), implantado pela Lei nº 13.675, sancionada em 11 de junho de 2018, que prevê, além do compartilhamento de dados, operações e colaborações nas estruturas federal, estadual e municipal.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.