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sábado, 5 de dezembro de 2020

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PORTO DO RIO INSTALA CÂMERAS DE VIDEOMONITORAMENTO NA PONTE RIO-NITERÓI

 


A CDRJ instalou cinco câmeras de CFTV que fazem parte do Sistema de Segurança da Guarda Portuária.

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) instalou, na Ponte Presidente Costa e Silva, ao longo da segunda quinzena de outubro, cinco câmeras de CFTV que fazem parte do Sistema de Segurança da Guarda Portuária.

A instalação foi possível por meio de um Contrato de Permissão Especial de Uso Não Oneroso firmado com a Ecoponte e a CDRJ. Essas câmeras são um complemento às duas câmeras já instaladas no Bondinho Pão de Açúcar e à que será instalada na Fortaleza de Santa Cruz da Barra, do Exército Brasileiro.

Segundo o Gestor de VTMIS (sigla inglesa para Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações) do Porto do Rio de Janeiro, Marcelo Villas-Bôas, o objetivo da Autoridade Portuária é implantar, até o 1º trimestre de 2021, um Local Port Service (LPS) nos Portos do Rio de Janeiro e Niterói.

“O LPS representa a primeira fase do processo de implantação do VTMIS do Rio de Janeiro, e irá ampliar a capacidade de monitoramento do tráfego aquaviário nos canais de acesso, áreas de fundeio e bacias de evolução, por meio de imagens de câmeras de alta definição”, disse ele.

VTMIS

O VTMIS visa melhorar a segurança da navegação, pois reduz o risco de acidentes, aumentar a eficiência do tráfego de embarcações, com informações em tempo real que maximizam o uso das instalações portuárias e otimizar o uso do cais, além de reduzir o tempo de resposta a emergências. O monitoramento por imagens será fundamental para:

  • fiscalização da utilização dos acessos portuários, com o acompanhamento e monitoramento das embarcações que utilizam a infraestrutura aquaviária do Porto Organizado, mormente das manobras noturnas de navios conteineiros no Canal de Cotunduba;
  • fiscalização da aproximação de embarcações dos navios atracados e fundeados;
  • inspeção visual das condições físicas das instalações de acostagem (cais e dolfins) pelo bordo do mar;
  • verificação de possíveis condutas indevidas nos canais de acesso, áreas de fundeio e bacias de evolução do Porto Organizado, em especial atividades de pesca comercial, de lazer, náutica, esportes ou turismo aquático;
  • verificação das condições operacionais da sinalização náutica do Porto Organizado;
  • acompanhamento do transporte de colaboradores da CDRJ para estudos, projetos e/ou eventuais serviços a serem realizados na área marítima do Porto Organizado; e
  • fiscalização do cumprimento das Instruções Normativas sobre a "Prevenção à Poluição por Óleo para Embarcações Atracadas ou Fundeadas nos Portos Organizados do Estado do Rio de Janeiro" e de "Resíduos oleosos em áreas de fundeio".


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