Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

0

EXERCÍCIO DE SEGURANÇA FÍSICA NUCLEAR FOI REALIZADO NO PORTO DO RIO DE JANEIRO

 

O Exercício envolveu dezenas de profissionais de 30 organizações.

No período de 24 a 26 de novembro foi realizado, no Porto do Rio de Janeiro, o Exercício de Segurança Física Nuclear em Porto (ESFPORTO – 2020). A atividade foi coordenada pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI /PR), Órgão Central do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (SIPRON).

A Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CONPORTOS), que coordenou o evento em conjunto com o GSI, teve o apoio da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) e da Marinha do Brasil (MB).

 Foto: Divulgação CDRJ

A cerimônia de abertura, que aconteceu na Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro, contou com a presença de diversas autoridades civis e militares. O Exercício envolveu dezenas de profissionais de 30 organizações, incluindo representantes das autoridades intervenientes do porto, de instituições policiais, das forças armadas e de empresas portuárias.

 Foto: Ilona Maria de Brito Sá - Ibama/RJ

Objetivo

O objetivo foi avaliar a capacidade de pronta-resposta dos órgãos e entidades envolvidos diante de uma emergência nuclear em áreas portuárias, testar a efetividade dos protocolos e promover a interação entre os participantes.

Exercício

O Exercício é elaborado a partir de requisitos para salvaguardar o transporte de material nuclear ou radioativo pelos modais terrestre e marítimo, estabelecidos pela Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês) e pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), das quais o Brasil é membro.

Para o Exercício, foi criado um cenário simulando incidentes no transporte de material nuclear/radiológico no Porto do Rio de Janeiro, incluindo etapas como a aproximação do navio, os preparativos para desembarque, para o transporte terrestre e a saída do porto. Foram realizadas também simulações de controle de emergência visando testar os protocolos e procedimentos para, de forma coordenada, gerenciar todas as capacidades das organizações e gerar ações preventivas para esse tipo de acidente.

Guarda Portuária

Para o superintendente da Guarda Portuária, José Tadeu Diniz, o Exercício de Segurança Física Nuclear em Porto também se constitui numa oportunidade para o aprimoramento da gestão de risco: “Por meio dessa atividade, podemos identificar vulnerabilidades, conhecer as ameaças e adotar as boas práticas de prevenção. Sabemos que o risco de acidentes dessa natureza é muito baixo, mas devemos estar sempre preparados, porque as consequências seriam desastrosas para a população, o meio ambiente e a economia”.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES