Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

quinta-feira, 20 de maio de 2021

0

POLÍCIA FEDERAL REALIZA SIMULADO NO PORTO DE ITAJAÍ

 

O objetivo foi testar os níveis de resposta da PF a crises em instalações portuárias catarinenses

No dia 13 de maio, a Polícia Federal (PF) realizou um simulado no Porto de Itajaí, litoral de Santa Catarina.

No exercício, executado pela Comissão Estadual de Segurança Pública em Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos), participaram policiais federais de Itajaí, Joinville e Florianópolis utilizando técnicas de gerenciamento de crise e negociação, sendo reproduzida uma tentativa de invasão às instalações portuárias com tomada de reféns.

Objetivo

O objetivo deste simulado foi testar os níveis de resposta local, regional e central da PF a crises em instalações portuárias catarinenses, assim como avaliar a efetiva implementação dos Planos de Segurança Portuária do Porto de Itajaí e na APM Terminals.

Simulado

Durante a simulação, policiais federais se passaram por criminosos que chegaram ao porto em uma embarcação, no Rio Itajaí-Açu, e tentaram içar uma bolsa com drogas para dentro de um navio. Descobertos pela Polícia Federal, eles encostaram o barco num dos berços de atracação, entraram na área restrita do porto e renderam três trabalhadores, com o objetivo de escapar.

Segundo o delegado Thiago Giavarotti, coordenador da Cesportos/SC, a equipe que participa do simulado não sabe qual será a ação dos “criminosos”. A negociação para liberação dos reféns levou duas horas, mas o exercício terminou com sucesso.

Giavarotti explica que o objetivo de ações como essa, que envolvem negociação, é preservar vidas e cumprir a lei. No exercício simulado, os policiais treinam para ocorrências reais e testam os protocolos de segurança do terminal.

Participantes

Participaram do simulado policiais federais lotados em Itajaí, Joinville e Florianópolis, além dos Núcleos Especiais de Polícia Marítima de Santa Catarina (Nepom) e de integrantes do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal (COT), de Brasília, além de integrantes da Guarda Portuária e supervisores de segurança portuária do Porto de Itajaí e da APM Terminals. Oficiais da Marinha do Brasil e equipes especializadas da Polícia Civil participaram como observadores.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES