Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 20 de maio de 2021

0

POLÍCIA FEDERAL REALIZA SIMULADO NO PORTO DE ITAJAÍ

 

O objetivo foi testar os níveis de resposta da PF a crises em instalações portuárias catarinenses

No dia 13 de maio, a Polícia Federal (PF) realizou um simulado no Porto de Itajaí, litoral de Santa Catarina.

No exercício, executado pela Comissão Estadual de Segurança Pública em Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos), participaram policiais federais de Itajaí, Joinville e Florianópolis utilizando técnicas de gerenciamento de crise e negociação, sendo reproduzida uma tentativa de invasão às instalações portuárias com tomada de reféns.

Objetivo

O objetivo deste simulado foi testar os níveis de resposta local, regional e central da PF a crises em instalações portuárias catarinenses, assim como avaliar a efetiva implementação dos Planos de Segurança Portuária do Porto de Itajaí e na APM Terminals.

Simulado

Durante a simulação, policiais federais se passaram por criminosos que chegaram ao porto em uma embarcação, no Rio Itajaí-Açu, e tentaram içar uma bolsa com drogas para dentro de um navio. Descobertos pela Polícia Federal, eles encostaram o barco num dos berços de atracação, entraram na área restrita do porto e renderam três trabalhadores, com o objetivo de escapar.

Segundo o delegado Thiago Giavarotti, coordenador da Cesportos/SC, a equipe que participa do simulado não sabe qual será a ação dos “criminosos”. A negociação para liberação dos reféns levou duas horas, mas o exercício terminou com sucesso.

Giavarotti explica que o objetivo de ações como essa, que envolvem negociação, é preservar vidas e cumprir a lei. No exercício simulado, os policiais treinam para ocorrências reais e testam os protocolos de segurança do terminal.

Participantes

Participaram do simulado policiais federais lotados em Itajaí, Joinville e Florianópolis, além dos Núcleos Especiais de Polícia Marítima de Santa Catarina (Nepom) e de integrantes do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal (COT), de Brasília, além de integrantes da Guarda Portuária e supervisores de segurança portuária do Porto de Itajaí e da APM Terminals. Oficiais da Marinha do Brasil e equipes especializadas da Polícia Civil participaram como observadores.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.