Postagem em destaque

CONPORTOS ABRE AS INSCRIÇÕES PARA A 20ª EDIÇÃO DO CURSO ESPECIAL DE SUPERVISOR DE SEGURANÇA PORTUÁRIA

O curso será realizado entre os dias 01 a 05 de novembro, na cidade de João Pessoa, na Paraíba Na última segunda-feira (06), foi publicado...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 19 de maio de 2021

0

OPERADORES DE MONITORAMENTO REALIZAM CAPACITAÇÃO NO PORTO DE FORTALEZA

 

A qualificação ocorreu por meio de videoconferência

Os operadores de videomonitoramento do Porto de Fortaleza participaram, no dia 4 de maio, de uma capacitação on-line sobre a utilização do Circuito Fechado de TV (CFTV).

A qualificação aconteceu na sala de reunião do prédio administrativo da Companhia Docas do Ceará (CDC). Por meio de videoconferência, vigilantes e guardas portuários foram instruídos pelo engenheiro Hélio Trib direto do Rio de Janeiro, da Sabra Segurança.

A empresa é responsável pela manutenção das câmeras do Porto de Fortaleza. São 106 unidades distribuídas em toda a área alfandegada do porto, uma exigência de segurança da Receita Federal que visa inspecionar a circulação de pessoas e prevenir acidentes ou infrações.

Da sala de monitoramento, os operadores mantêm contato via rádio com os vigilantes e guardas portuários, atentos a qualquer possibilidade de movimento incomum.

De acordo com o coordenador da Guarda Portuária (CODGUA), Enéas Braga, os operadores passam a ter um conhecimento mais aprofundado sobre o manuseio do CFTV. “O sistema não é difícil de se manusear, mas tem determinados recursos nele que são mais avançados e que nós nunca tivemos essa qualificação. A partir de agora, a empresa que presta a manutenção das câmeras vai ministrar esse curso, tirando dúvidas gerais”, destaca Enéas.

O coordenador também afirma que a qualificação faz parte de um cronograma de cursos ligados à Guarda Portuária a serem realizados até o fim de 2021. “O primeiro foi referente à Portaria ALF/FOR nº 50 /2012. Nós tivemos uma segunda atividade que foi um exercício com os cães da Polícia Federal (PF) fazendo revista nos veículos e agora nós estamos tendo essa instrução para os operadores do CFTV.” Vale ressaltar a importância da Coordenadoria de Tecnologia da Informação da CDC, que durante a realização da capacitação ofereceu todo suporte necessário junto à SABRA. 

Guardas Terceirizados

O Porto de Fortaleza ainda é um dos poucos do país a ter em seu quadro, vigilantes em postos que deveriam ser, única e exclusivamente, ocupados por guardas portuários.

No dia 13 de maio foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) uma nova licitação para a contratação de empresa especializada na prestação de serviço de vigilância.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário.