Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

terça-feira, 11 de maio de 2021

0

TRAFICANTE BOLIVIANO FOI PRESO E EXTRADITADO PARA O BRASIL

 

Ele é apontado colo líder da gangue que controlava o tráfico de drogas em toda a Amazônia

𝐉𝐄𝐒𝐔𝐒 𝐄𝐈𝐍𝐀𝐑 𝐋𝐈𝐌𝐀 𝐋𝐎𝐁𝐎 𝐃𝐎𝐑𝐀𝐃𝐎, "𝐄𝐋 𝐏𝐄𝐙 𝐆𝐎𝐑𝐃𝐎" é natural de Beni, Bolívia e segundo as autoridades era o líder de um clã familiar denominado "Lima Lobo", formado por cinco irmãos, presume-se que tivesse vínculos com organizações dedicadas ao narcotráfico na Colômbia e no Brasil.

O então Ministro do Governo, Carlos Romero, apresentou-o como um dos ‘pesos pesados’ do tráfico de cocaína e “herdeiro” do poder do conhecido traficante colombiano Célimo Andrade, na época, parente de Pablo Escobar.

Por sua vez, a FELCN (Força Especial de Combate ao Tráfico de Drogas) também o descreveu como o líder da gangue que controlava o tráfico de drogas em toda a Amazônia. O então diretor da FELCN, Maximiliano Dávila, garantiu que o domínio incluía áreas como San Joaquín, Santa Ana del Yacuma, Guayaramerín, Riberalta, Santa Cruz e ainda Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Eles operaram em pequenos aviões com pistas clandestinas, bem como outras rotas terrestres e fluviais.

Lima foi extraditado para o Brasil na última quarta-feira, 5 de maio, tendo sido preso em setembro de 2019 em território boliviano por meio de um mandado de prisão internacional, sob acusação de tráfico de drogas.

O boliviano era procurado desde 2017 pela justiça brasileira, que o investiga pelo crime de associação por tráfico internacional de drogas.

Embora o governo boliviano tenha recebido autorização judicial para sua extradição neste ano, o atual Ministro de Governo, Eduardo Del Castillo, afirmou que esta já havia sido concedida em 2019, mas que não foi executada devido ao governo provisório de Jeanine Áñez (2019-2020) "protegeu as grandes armas do tráfico de drogas" e acusou seu antecessor no cargo, Arturo Murillo, de impedir a extradição de Lima na época.

Fonte: @narco_mundo


Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES