Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 11 de maio de 2021

0

TRAFICANTE BOLIVIANO FOI PRESO E EXTRADITADO PARA O BRASIL

 

Ele é apontado colo líder da gangue que controlava o tráfico de drogas em toda a Amazônia

𝐉𝐄𝐒𝐔𝐒 𝐄𝐈𝐍𝐀𝐑 𝐋𝐈𝐌𝐀 𝐋𝐎𝐁𝐎 𝐃𝐎𝐑𝐀𝐃𝐎, "𝐄𝐋 𝐏𝐄𝐙 𝐆𝐎𝐑𝐃𝐎" é natural de Beni, Bolívia e segundo as autoridades era o líder de um clã familiar denominado "Lima Lobo", formado por cinco irmãos, presume-se que tivesse vínculos com organizações dedicadas ao narcotráfico na Colômbia e no Brasil.

O então Ministro do Governo, Carlos Romero, apresentou-o como um dos ‘pesos pesados’ do tráfico de cocaína e “herdeiro” do poder do conhecido traficante colombiano Célimo Andrade, na época, parente de Pablo Escobar.

Por sua vez, a FELCN (Força Especial de Combate ao Tráfico de Drogas) também o descreveu como o líder da gangue que controlava o tráfico de drogas em toda a Amazônia. O então diretor da FELCN, Maximiliano Dávila, garantiu que o domínio incluía áreas como San Joaquín, Santa Ana del Yacuma, Guayaramerín, Riberalta, Santa Cruz e ainda Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Eles operaram em pequenos aviões com pistas clandestinas, bem como outras rotas terrestres e fluviais.

Lima foi extraditado para o Brasil na última quarta-feira, 5 de maio, tendo sido preso em setembro de 2019 em território boliviano por meio de um mandado de prisão internacional, sob acusação de tráfico de drogas.

O boliviano era procurado desde 2017 pela justiça brasileira, que o investiga pelo crime de associação por tráfico internacional de drogas.

Embora o governo boliviano tenha recebido autorização judicial para sua extradição neste ano, o atual Ministro de Governo, Eduardo Del Castillo, afirmou que esta já havia sido concedida em 2019, mas que não foi executada devido ao governo provisório de Jeanine Áñez (2019-2020) "protegeu as grandes armas do tráfico de drogas" e acusou seu antecessor no cargo, Arturo Murillo, de impedir a extradição de Lima na época.

Fonte: @narco_mundo


Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.