Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

0

PF E GPORT PRENDEM FORAGIDO A BORDO DE NAVIO NO PORTO DE ITAGUAÍ

 

O homem, de 27 anos, estava escalado para prestar serviço de limpeza de porão no navio

Um foragido da justiça foi preso a bordo de um navio de bandeira das Ilhas Marshall, no Porto de Itaguaí, no litoral do Rio de Janeiro. A prisão foi em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela 7ª Vara Criminal de Vila Velha, no Espírito Santo.

O agente da Polícia Federal e Chefe do Núcleo de Fiscalização de Tráfego Internacional (NFTI) do porto, recebeu informações de que um homem, foragido da justiça, estava escalado para prestar serviço de limpeza de porão num navio atracado no terminal portuário da Ternium.

Após consulta no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), constatou-se que havia um mandado de prisão em aberto, pelas práticas dos seguintes crimes: porte ilegal de arma de fogo, receptação e corrupção de menor.

Na ação, ocorrida no dia 8 de dezembro, uma equipe da Guarda Portuária (GPort) acompanhou o policial federal, efetuando a prisão a bordo da embarcação.

O homem, identificado como sendo Gustavo da Costa Silva (vulgo Gugu), de 27 anos, de nacionalidade brasileira, ao receber a voz de prisão não reagiu.

O foragido foi conduzido à 50ª Delegacia de Polícia (DP), em Itaguaí, e posteriormente foi encaminhamento ao sistema prisional.

Várias prisões

A Guarda Portuária, em trabalho conjunto com outras autoridades da Segurança Pública, tem efetuado várias prisões de foragidos nos portos do estado do Rio de Janeiro. A última foi na noite do dia 29 de dezembro, efetuada por integrantes da Guarda Portuária no Porto do Rio de Janeiro.

Isto tem sido possível graças a troca de informações entre a Polícia Federal (PF), a Polícia Civil (PCERJ) e a Guarda Portuária (GPort), autoridades integrantes do SUSP - Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), implantado pela Lei nº 13.675, sancionada em 11 de junho de 2018, que prevê, além do compartilhamento de dados, operações e colaborações nas estruturas federal, estadual e municipal.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.