Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

0

PORTO DE SANTOS VOLTA A TER CERTIFICADO DE SEGURANÇA

 

Declaração de Cumprimento das normas ISPS-Code é emitido pela Conportos

A empresa pública, Santos Port Authority – SPA (Ex-CODESP), que administra o Porto de Santos, no litoral de São Paulo, recebeu em cerimônia realizada no seu auditório, no dia 22 de dezembro, a Declaração de Cumprimento (DC), certificação internacional de que atende a todas as exigências de segurança das disposições do Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias – Código ISPS.

Certificação Cassada

A Declaração de Cumprimento estava suspensa desde 2017. Naquele ano, foram identificadas não conformidades no sistema de segurança do Porto de Santos.

Segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), o maior porto da América Latina foi autuado e, durante a instrução processual, a penalidade de multa pecuniária foi substituída pela celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

A partir daí, a Autoridade Portuária do Porto de Santos, passou a atender às solicitações da Conportos. Entre elas, estavam a aplicação de diversos procedimentos operacionais e investimento na ordem de R$ 55 milhões.

SAIBA MAIS: PORTO DE SANTOS ESTÁ SEM ISPS CODE

“Com a aplicação de diversos procedimentos operacionais e investimento na ordem de 55 milhões de reais, a SPA vê consagrado o esforço desempenhado pela Guarda Portuária (GPort) e demais setores da Companhia com a concessão da Declaração de Cumprimento no dia de hoje”, afirma o diretor de Operações da Companhia, Marcelo Ribeiro. A concessão da DC é válida por cinco anos e foi publicada no Diário Oficial da União no dia 20/12.

Com esta homologação, o Porto de Santos recebe a certificação internacional de que o porto atende a todas as exigências de segurança, e esta condição é incluída no site da Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês) como certificada, o que permite a divulgação internacional da sua nova situação.

A DC foi entregue por Marcelo João da Silva, Delegado de Policia Federal - Presidente da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos).

Participou da cerimônia a Delegada Luciana Fuschini Nave, chefe da Delegacia da Polícia Federal em Santos e Coordenadora da Comissão de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis do Estado de São Paulo (CESPORTOS-SP).


Sobre a Declaração de Cumprimento (DC)

A Declaração de Cumprimento (DC) é um documento concedido pela Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), por meio do qual o Governo Brasileiro certifica que uma instalação portuária cumpre as disposições do Capítulo XI-2 Convenção Solas (Convenção Internacional para Salvaguarda da Vida Humana no Mar), de 1974, e da Parte A do Código ISPS e opera de acordo com o previsto no seu Plano de Segurança Pública Portuária (PSPP), aprovado pela Conportos. Em outras palavras, a DC é a certificação internacional de que o Porto atende a todas as exigências de segurança, tal como ocorre com as empresas quando são certificadas com as ISO (certificações de qualidade baseadas em padrões internacionais).

O Brasil, com a promulgação da Convenção Solas, em maio de 1982, assumiu um compromisso com a proteção marítima. Em julho de 2004, o ISPS (Código internacional para a Proteção de Navios e Instalações) entrou em vigor após uma aceleração da implementação por parte da IMO (Organização Marítima Internacional), devido ao atentado de 11 de setembro de 2001, como medida para intensificar a proteção às instalações portuárias e navios.

No Brasil, a Conportos é responsável pelas inspeções dos terminais e a concessões dos certificados, seguindo o ISPS passado pela Organização Marítima Internacional (IMO). Quando um navio solicitar uma Declaração de Proteção, somente a instalação portuária que tenha uma Declaração de Cumprimento ou termo de aptidão para a declaração de proteção poderá emiti-la.

Para que uma instalação seja certificada um Estudo de Avaliação de Riscos (EAR) deve ser elaborado e submetido à aprovação da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos). Após a sua validação é necessário que seja elaborado um Plano de Segurança Pública Portuária (PSP), que também deve ser aprovado pela Cesportos, e posteriormente homologado pela Conportos.


Clique aqui e acesse a Declaração de Cumprimento.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES