Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

0

RECEITA FEDERAL INTERCEPTA 405 KG DE COCAÍNA NO PORTO DE SANTOS

 

O destino da carga era a França, mas ela seria descarregada no Porto de Antuérpia, na Bélgica

Na última segunda-feira (7), equipes da Alfândega de Santos localizaram 405 kg de cocaína em uma carga de exportação em um terminal portuário localizado no Porto de Santos. O destino da carga era a França, mas ela seria descarregada no Porto de Antuérpia, na Bélgica.

O contêiner contendo aproximadamente 25 toneladas de açúcar foi selecionado para conferência física pela equipe de gestão de riscos do órgão por meio de critérios objetivos de análise, incluindo a inspeção não intrusiva da carga por imagens de escâner.

Durante a operação, ambos os cães de faro da Alfândega de Santos sinalizaram positivamente para a presença de drogas: Uruk, o pastor belga malinois, que já atua na aduana santista há alguns anos, bem como a nova cadela Kaoma, da raça pastor-alemão, que chegou à Unidade em junho desse ano e que, até o momento, apenas tinha feito indicações positivas em treinamentos e simulações, mas nessa oportunidade participou acertadamente da operação.

Após a indicação dos cães de faro da Receita Federal, a primeira fiada de sacas de açúcar foi desovada do contêiner e, na segunda fiada, foram identificadas vinte e cinco sacas com embalagens diferentes, sem a marca do fabricante da carga lícita.

A técnica criminosa empregada é denominada "Rip-Off modality", na qual a droga é inserida em uma carga regular, sem o conhecimento dos exportadores e dos importadores. O uso dessa técnica dificulta a gestão de risco aduaneiro, requerendo servidores especializados na análise de imagens e conhecimento no controle da movimentação de contêineres de exportação.

A droga interceptada pela Alfândega foi entregue à Polícia Federal (PF), que acompanhou a operação a partir de sua localização e que prosseguirá com as investigações a partir das informações fornecidas pela Autoridade Aduaneira.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES