Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 5 de setembro de 2023

0

POLÍCIA CIVIL REALIZA MAIOR APREENSÃO DE COCAÍNA DO AMAZONAS

 

Operação contou com equipamentos doados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública

Uma operação da Polícia Civil do Estado do Amazonas resultou na apreensão de cerca de 1,7 tonelada de drogas, entre cocaína e maconha; sete fuzis, munições, coletes balísticos e uma lancha no Rio Solimões, município de Beruri, a 173 quilômetros da capital, Manaus.

Realizada na no dia 25 de agosto, a operação da polícia amazonense contou com óculos de visão noturna que haviam sido recentemente fornecidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

De acordo com o delegado Mário Paulo Telles, diretor do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) da Polícia Civil, a ação resultou na apreensão recorde de cocaína no Amazonas, representando um duro golpe no crime organizado. “Essa operação ocasionou a descapitalização de aproximadamente 100 milhões de reais à uma das organizações que atuam no estado”, afirmou Telles.

Parte do escopo das ações do programa do governo federal Guardiões das Fronteiras, a operação da Polícia Civil foi coordenada pelo DRCO com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM) e da Delegacia Fluvial (Deflu) a partir de uma investigação em torno de uma organização criminosa especializada no transporte de drogas da fronteira para Manaus e outras capitais no Brasil. As investigações apontaram que na noite da sexta-feira para o sábado, os criminosos chegariam com um grande carregamento de entorpecentes à comunidade do Pupunha, no Rio Solimões.

Operação noturna

As equipes de policiais foram ao local e se posicionaram estrategicamente. Em seguida, avistaram a lancha em que estavam seis suspeitos. Os policiais deram sinal de parada com sirene, giroflex e verbalmente. No entanto, os comandos não foram obedecidos, e os criminosos começaram a efetuar diversos disparos com armas de grosso calibre contra os policiais, que revidaram. A lancha foi neutralizada, e os suspeitos fugiram a nado pelo rio. As buscas aos fugitivos continuaram no local, mas os criminosos não foram localizados.

Durante a revista na embarcação, as equipes da Polícia Civil encontraram diversos sacos de fibra, contendo cerca de 1.500 quilos de cocaína, e 240 quilos de maconha, além de sete fuzis de grosso calibre, diversas munições, coletes balísticos e celulares. Conforme explica o delegado adjunto da DRCO, Paulo Benelli, um Inquérito Policial será instaurado para os crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e organização criminosa. As investigações também irão focar na identificação dos suspeitos e das cidades para onde os entorpecentes seriam enviados.

Guardiões das Fronteiras

Coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública, o programa Guardiões das Fronteiras tem o objetivo de aumentar e fortalecer a presença do Estado e a efetividade de controle nas fronteiras do país, atuando de forma permanente em 14 estados brasileiros (AM, AP, AC, RR, RO, PA, TO, RN, GO, MS, MT, PR, SC e RS).

Ao articular a integração das atividades operacionais e de inteligência das instituições de segurança pública, o programa visa à atuação conjunta e coordenada entre os órgãos federais e as secretarias de segurança pública dos estados no combate à criminalidade organizada.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.