Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

terça-feira, 5 de setembro de 2023

0

POLÍCIA CIVIL REALIZA MAIOR APREENSÃO DE COCAÍNA DO AMAZONAS

 

Operação contou com equipamentos doados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública

Uma operação da Polícia Civil do Estado do Amazonas resultou na apreensão de cerca de 1,7 tonelada de drogas, entre cocaína e maconha; sete fuzis, munições, coletes balísticos e uma lancha no Rio Solimões, município de Beruri, a 173 quilômetros da capital, Manaus.

Realizada na no dia 25 de agosto, a operação da polícia amazonense contou com óculos de visão noturna que haviam sido recentemente fornecidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

De acordo com o delegado Mário Paulo Telles, diretor do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) da Polícia Civil, a ação resultou na apreensão recorde de cocaína no Amazonas, representando um duro golpe no crime organizado. “Essa operação ocasionou a descapitalização de aproximadamente 100 milhões de reais à uma das organizações que atuam no estado”, afirmou Telles.

Parte do escopo das ações do programa do governo federal Guardiões das Fronteiras, a operação da Polícia Civil foi coordenada pelo DRCO com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM) e da Delegacia Fluvial (Deflu) a partir de uma investigação em torno de uma organização criminosa especializada no transporte de drogas da fronteira para Manaus e outras capitais no Brasil. As investigações apontaram que na noite da sexta-feira para o sábado, os criminosos chegariam com um grande carregamento de entorpecentes à comunidade do Pupunha, no Rio Solimões.

Operação noturna

As equipes de policiais foram ao local e se posicionaram estrategicamente. Em seguida, avistaram a lancha em que estavam seis suspeitos. Os policiais deram sinal de parada com sirene, giroflex e verbalmente. No entanto, os comandos não foram obedecidos, e os criminosos começaram a efetuar diversos disparos com armas de grosso calibre contra os policiais, que revidaram. A lancha foi neutralizada, e os suspeitos fugiram a nado pelo rio. As buscas aos fugitivos continuaram no local, mas os criminosos não foram localizados.

Durante a revista na embarcação, as equipes da Polícia Civil encontraram diversos sacos de fibra, contendo cerca de 1.500 quilos de cocaína, e 240 quilos de maconha, além de sete fuzis de grosso calibre, diversas munições, coletes balísticos e celulares. Conforme explica o delegado adjunto da DRCO, Paulo Benelli, um Inquérito Policial será instaurado para os crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e organização criminosa. As investigações também irão focar na identificação dos suspeitos e das cidades para onde os entorpecentes seriam enviados.

Guardiões das Fronteiras

Coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública, o programa Guardiões das Fronteiras tem o objetivo de aumentar e fortalecer a presença do Estado e a efetividade de controle nas fronteiras do país, atuando de forma permanente em 14 estados brasileiros (AM, AP, AC, RR, RO, PA, TO, RN, GO, MS, MT, PR, SC e RS).

Ao articular a integração das atividades operacionais e de inteligência das instituições de segurança pública, o programa visa à atuação conjunta e coordenada entre os órgãos federais e as secretarias de segurança pública dos estados no combate à criminalidade organizada.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES