Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

0

GUARDAS PORTUÁRIOS DÃO PALESTRA NO CURSO DE FORMAÇÃO DE GUARDAS MUNICIPAIS DE GUARUJÁ

 

Os alunos embarcaram na lancha da Guarda Portuária para conhecer os terminais portuários localizados na cidade de Guarujá

A Guarda Portuária (GPort) realizou, na última quarta-feira (22), uma palestra para os alunos do curso de formação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá, cidade que abriga a margem esquerda do Porto de Santos, no litoral de São Paulo.

Na palestra, apresentada pelos guardas portuários Rafael Gonçalves dos Santos, Felipy Nunes de Barros e Murilo Antunes Barroqueiro, foi informado aos novos guardas municipais daquela cidade, as atividades e funções da GPort na segurança do Porto de Santos, assim como demostrada a necessidade de integração dos serviços realizados entre as duas forças de segurança na área margem esquerda do complexo portuário.

Na sequência, os alunos embarcaram na lancha da GPort para conhecer os terminais portuários localizados na cidade.

Curso      

Ainda neste semestre, os 35 novos agentes reforçarão o efetivo de 344 GCMs na corporação, totalizando 379 profissionais.

Com formatura marcada para a primeira quinzena de abril, 27 homens e oito mulheres se preparam diariamente por meio de aulas práticas e teóricas do Curso Intensivo de Formação, Treinamento e Capacitação Física (CIFTCF). São ministradas as disciplinas de Ordem Unida, com formação habitual de marcha, parada e reunião de uma tropa, além de Educação Física.

Os novos guardas passam por curso teórico e prático de aproximadamente 600 horas, com duração de 90 dias. O CIFTCF de Guardas Civis Municipais tem base na matriz curricular, elaborada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) – órgão vinculado ao atual Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Já as disciplinas e assuntos abordados são diversificados, e têm por finalidade oferecer ao profissional uma visão ampliada, sistêmica e interdisciplinar de segurança pública. As atividades envolvem aulas expositivas, debates, dinâmicas, atividades práticas, simulados, entre outras ações. O curso é ministrado por instrutores da própria corporação, além de autoridades e profissionais de destaque na área de Segurança Pública.

GCM

Os GCMs têm como missão a proteção dos bens, serviços, instalações e prédios públicos municipais. Além disso, realizam patrulhamento preventivo e ostensivo em toda a Cidade, abrangendo áreas comerciais e pontos turísticos.

Curso de formação de GCMs de Guarujá

Eles atuam no atendimento a denúncias relacionadas a danos ambientais, resgate de animais, fiscalização de trânsito, lazer náutico, perturbação de sossego, atendimentos e apoio às vitimas assistidas pelo Programa Guardiã Maria da Penha, entre outros.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.   

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.