Postagem em destaque

DIA DO GUARDA PORTUÁRIO É CELEBRADO EM SESSÃO SOLENE NA CÂMARA DE SANTOS

No dia 20 de novembro, é comemorado o Dia do Guarda Portuário de Santos e o Dia da Guarda Portuária em todo o país A Câmara Municipal de S...

quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

0

PORTO DO ITAQUI REALIZA DOIS SIMULADOS DE EMERGÊNCIA


O objetivo foi testar e aprimorar a capacidade de resposta das equipes diante de cenários críticos com o uso de recursos humanos, viaturas e aeronaves

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), autoridade portuária do Porto do Itaqui realizou, nos dias 14 e 15 de dezembro, dois exercícios simulados de emergência do Plano de Auxílio Mútuo (PAM): um no Terminal Ponta da Espera e outro em um dos lotes do Tegram.

O objetivo foi testar e aprimorar a capacidade de resposta das equipes diante de cenários críticos a partir do uso de recursos humanos, viaturas e aeronaves.

O primeiro exercício simulou o naufrágio de uma embarcação de grande porte, com gestão de crise na Ponta da Espera, sob supervisão da Coordenadoria de Resposta à Emergência (Corem) e aplicação do Sistema de Comando de Incidentes (ICS).

O segundo reproduziu um resgate em espaço confinado em um dos lotes do Tegram. Ambos avaliaram a integração, comunicação e tempo de resposta das entidades do PAM diante de situações complexas e simultâneas.

A atividade, realizada no Berço 99, tendo como instrumento o navio de carga Taygetus, incluiu a remoção de tripulante com sarampo e o encaminhamento até a unidade de referência, abrangendo as redes pública e privada. 

Simulados de 2025

Com o objetivo de otimizar os protocolos de segurança e as respostas a emergências no complexo portuário, o Porto do Itaqui realizou uma série de simulados no ano de 2025. No total, foram 23 exercícios que testaram a integração e a capacidade de resposta das equipes e parceiros frente a situações complexas.

Planos de Emergência

No Itaqui, há seis planos de emergência compostos pelas empresas do complexo: o Plano de Ajuda Mútua (PAM), o Plano de Controle de Emergência (PCE), o Plano de Emergência Individual (PEI), o Plano de Área do Complexo Portuário do Itaqui (Pacpi), o Plano de Segurança Portuária e o Plano de Contingência para Emergência em Saúde pública de Interesse Nacional e Internacional. Além disso, o porto opera de acordo com o ISPS Code (Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias).

“A agenda de simulados demonstra a nossa responsabilidade contínua em manter os planos de emergência atualizados e as equipes altamente qualificadas. A partir deles, construímos o alinhamento com todas as empresas que compõem o complexo portuário do Itaqui, garantindo a segurança operacional e a proteção da saúde dos trabalhadores”, comunicou a presidente do Porto do Itaqui, Oquerlina Costa. 

Cada plano possui um modelo de atuação diferente. No dia 14 de dezembro, por exemplo, o porto mobilizou o PAM para dois exercícios críticos e simultâneos. O primeiro simulou um naufrágio de grande porte, no Terminal Ponta da Espera. Supervisionado pela Coordenadoria de Resposta à Emergência (Corem) da Emap, a ação envolveu a utilização de recursos humanos, viaturas e aeronaves.

No mesmo dia, houve o simulado de regaste em espaço confinado em um dos lotes do Tegram. “Ambos tiveram o intuito de avaliar a integração, comunicação e o tempo de resposta das diversas entidades envolvidas no PAM diante de múltiplas ocorrências críticas”, destacou o coordenador de resposta a emergências do porto, Euzébio Alves. 

Saúde Pública

 “O Plano de Contingência complementa os demais Planos de Emergência administrados pela EMAP no Porto do Itaqui. Ele estabelece diretrizes para mobilização de recursos humanos e materiais especializados, garantindo resposta adequada em casos de tripulantes infectados por doenças que possam afetar trabalhadores portuários”, pontuou Benylda Araújo, coordenadora de saúde ocupacional do Itaqui. 



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES