Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

sexta-feira, 4 de abril de 2014

1

SESGE PROMOVE CURSO ANTITERRORISMO




A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), do Ministério da Justiça, a Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil e a Agência Antiterrorismo do Departamento de Estado dos EUA estão promovendo, até 11 de abril, o curso “Interdição Marítima de Terrorismo”. As aulas começaram no dia 24 de março na cidade de Moyock, Carolina do Norte, nos Estados Unidos.
Destinado aos profissionais de segurança pública que trabalharão em operações fluviais e marítimas nos Grandes Eventos, o curso combina a aplicação da lei marítima e segurança portuária com foco em: como terroristas operam em ambiente marinho e como reconhecer ameaças e mitigá-las quando necessário.
As aulas são compostas por uma parte teórica de leitura e discussão, assim como por uma parte prática de extenso treino tático e físico, envolvendo exercícios de embarque terrestre e em plataformas de embarque. Os participantes aprenderão como conduzir embarques de rotina e de alto risco e praticá-los em inúmeros cenários de embarque.
Tópicos das aulas
Uma variedade de tópicos está sendo abordada por este curso. Na primeira semana, os alunos foram apresentados a temas como: direitos humanos e engajamento comunitário; leis internacionais, tratados, e memorandos de entendimento; tópicos terroristas e ameaças marítimas; aspectos de ameaças químicas, biológicas, radiológicas e Nucleares; aspectos de dispositivos explosivos improvisados.
Já na segunda semana, os seguintes tópicos estão sendo abordados: controle e detenção; equipe de recuperação e resgate; técnicas de busca em embarcação; aspectos de migração ilegal; procedimentos táticos de embarque em equipe. A terceira semana é destinada exclusivamente à condução de exercícios práticos, incluindo diversos cenários embarcados e um exercício definitivo (simulado).
Participam das aulas, delegados da Polícia Federal e agentes da segurança pública de diversos Estados, como Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
Com a participação integrada das forças de segurança, desenvolve-se um aparato altamente qualificado e preparado para ações de antiterrorismo para Grandes Eventos – inclusive a Copa do Mundo.

Fonte: Sesge





Um comentário:

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.