Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

0

OPERAÇÃO CONJUNTA COM A PARTICIPAÇÃO DA GUARDA PORTUÁRIA ENCONTRA COCAÍNA NO PORTO DE SANTOS


A Guarda Portuária participou da operação que localizou a cocaína no navio

Oito sacolas contendo 200 tabletes de cocaína foram apreendidas.
Na manhã de ontem, quinta-feira (20), a Guarda Portuária participou de uma operação conjunta envolvendo a Receita Federal e a Polícia Federal, na busca de drogas em um navio atracado no Porto de Santos, no litoral de São Paulo.
A Receita Federal foi acionada logo no início da manhã através de uma denúncia, na qual dizia que durante a madrugada uma embarcação de pequeno porte havia encostado junto ao Navio MSC Krystal, atracado no Terminal da Brasil Terminal Portuário (BTP) e volumes haviam sido içadas para bordo.


Polícia Federal, Receita Federal e Guarda Portuária participaram da operação (Foto: Jornal A Tribuna)
A Polícia Federal e a Guarda Portuária, com a sua equipe do canil, foram solicitadas pela Receita Federal para auxiliar nas buscas. O navio, de bandeira panamenha, teve como última escala o Porto de Paranaguá.
Foram necessários pouco menos de seis horas para encontrar os 200 tabletes, totalizando 216,5 quilos, acondicionados em oito mochilas de viagem. A localização ocorreu dentro de um contêiner, carregado de madeira, que tinha como destino a cidade portuária de Antuérpia, na Bélgica. Foi necessária uma análise de risco pelos agentes da Alfândega, para chegar até ele. Antes, outras caixas metálicas precisaram ser abertas.


As oito bolsas foram localizadas dentro de um contêiner carregado de madeira
De acordo com o delegado Ciro Tadeu Moraes, do Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) da Polícia Federal, não havia sinal de rompimento dos lacres, o que dificultou os trabalhos. A análise levou em consideração rotas do tráfico internacional.
Caso o entorpecente não tivesse sido encontrado no contêiner, seria necessário fazer uma varredura pela embarcação. "Quando a droga está escondida no navio, ela é jogada no mar quando chega ao porto de destino, para se resgatada pela quadrilha local", explica.


Foram apreendidos 200 tabletes totalizando 216,5 kg de cocaína (Imagem TV Tribuna)
Neste caso, porém, o entendimento dos agentes é de que os entorpecentes seguiriam pela Europa, para outros destinos ainda desconhecidos. Depois de passar por Santos, o primeiro complexo internacional do MSC Krystal será Hamburgo, na Alemanha.
A apreensão ocorrida ontem fez com que o delegado concluísse a existência de mais de uma quadrilha atuando no cais santista. Segundo ele, moradores de comunidades próximas ao Porto e até estivadores podem estar envolvidos.


MSC Krystal estava atracado no Terminal BTP (Imagem TV Tribuna)
Virou rotina
No dia 11 de agosto, há pouco mais de uma semana, a Polícia Federal apreendeu 471 kg de cocaína que estava em um dos porões de lastro do Navio Saga Journey, de bandeira chinesa, que estava atracado no Armazém 31 do cais santista e tinha como destino a Espanha. A substância também foi encontrada dentro de bolsas, o que faz a Polícia acreditar que foram içadas.
Em abril deste ano ocorreu outro caso. Na ocasião, a ação de uma quadrilha de tráfico internacional foi frustrada depois que estrangeiros embarcaram o entorpecente em um navio que também tinham como destino a Espanha.

A cocaína estava escondida em um dos compartimentos internos do MSC Loretta, um porta-contêiner, com bandeira do Panamá. Na ocasião, três sérvios foram investigados por suspeita na participação do crime. Eles chegaram a ser detidos, mas foram liberados pela Justiça.

A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                          
* Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.