Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

sábado, 13 de fevereiro de 2016

2

ESCOLTA DE MINISTRO EXPÕE A FRAGILIDADE DA GUARDA PORTUÁRIA




Guardas portuários fizeram a escolta do ministro, desarmados
A visita do ministro Helder Barbalho, da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR) realizada em Santarém-PA, no dia 23 de janeiro, expôs a fragilidade da Guarda Portuária.
Geralmente, em todos os portos administrados pelas companhias Docas, quando da visita do ministro dos portos, quem faz a sua escolta e a segurança, é a Guarda Portuária, sendo que em Santarém, não foi diferente. Os guardas portuários acompanharam a visita do ministro.
Porte de Arma
No Pará, os guardas portuários que trabalham nos portos administrados pela Companhia Docas do Pará (CDP), colocam em risco a própria vida, pois parte do efetivo trabalha desarmado.
Segundo o que foi apurado pelo Portal Segurança Portuária Em Foco, os guardas antigos estão, na sua maioria, com o porte vencido, e os mais novos sequer fizeram o exame da Polícia Federal. Outros estão aptos, e estão trabalhando mesmo sem ainda estarem de posse da credencial do porte de arma.
Realidade nacional
Infelizmente, a situação vivida no Pará é uma realidade nacional. Em vários portos os guardas portuários estão trabalhando desarmados ou armados, mas com o porte de arma vencido. Existem ainda casos em que, mesmo com o porte e com o armamento, a administração portuária prefere deixar os seus guardas trabalhando desarmados.
Tragédia anunciada
Aos integrantes da Guarda Portuária resta rezar para não serem alvejados, ou mesmo, não atirarem em alguém, estando com o porte de arma vencido. Nesse caso, resta saber se caso uma tragédia venha a acontecer, os gestores serão responsabilizados.
CDP
Procurado por esse Portal o presidente da CDP, Parsifal Pontes, disse que acompanhou a visita do ministro a Santarém, mas não se atentou para o fato de os guardas portuários, estarem ou não desarmados, e se estavam ali como uma escolta, pois os viu como uma cordial recepção ao ministro, apenas. Todavia, irá procurar saber as reais condições referentes ao porte de arma da Guarda.
Essa é mais uma herança, deixada por administrações anteriores da CDP, para ser administrada e solucionada pelo atual presidente.

A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                                                                               
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros. 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.


2 comentários:

  1. A GUAPOR precisa de um choque de gestão.

    Também não é justo colocarmos nossas vidas em risco, já que ora laboramos em um porto ora em outro.

    não podemos ficar carregando nossos coturnos, fardamento, coldres e coletes balisticos em transportes coletivos urbanos, pondo nossas vidas em risco caso sejamos identificados como potenciais policiais por algum meliante que esteja a bordo.

    A violência urbana em Belém é muito acentuada.

    Como resolver isso então?

    Por isso muitos trabalham sem estarem devidamente fardados em alguns casos.

    GP Ramos

    ResponderExcluir
  2. ESSE PRESIDENTE DO PORTO DO PARA OU É UM FANFARRÃO OU TA DE GOZAÇÃO .
    DIZER QUE NÃO REPAROU QUE OS GUARDAS ESTAVAM DESARMADOS , QUER DIZER , ELE
    COMO PRESIDENTE NÃO SABE DISSO . OU É UM DESINFORMADO , O QUE É GRAVE, OU ESTA
    DE BRINCADEIRA.

    GP ALEXANDRE - ES

    ResponderExcluir

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.