Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 28 de junho de 2016

5

GUARDA PORTUÁRIA TROCA TIROS EM MIRAMAR


Da esquerda para a direita,  Diego, Cerbino, Paulo Sergio, Leal e Martins

A troca de tiros ocorreu debaixo de forte chuva
No dia 15 de junho, meliantes invadiram o Terminal Petroquímico de Miramar, em Belém, no Pará. Eles fizeram buracos no muro, chegando inclusive a cavar um túnel para praticar furtos nas empresas Liquigás e Supergasbrás, localizadas na Avenida Salgado Filho.
Quando começaram a furtar botijões, foram surpreendidos pela Guarda Portuária, que agiu rápido e iniciou uma troca de tiros com os meliantes, que se evadiram do local sem nada levar.
A troca de tiros ocorreu debaixo de forte chuva, onde os guardas, mesmo colocando suas vidas em risco, cumpriram o seu papel de policiamento e proteção do Porto Organizado colocando os meliantes em fuga.
O GP Madson fez a segurança dos trabalhadores que fecharam o buraco no muro
Após o ocorrido, o muro e o túnel foram imediatamente fechados sob a proteção da Guarda Portuária, pois a área ao redor tem um índice de criminalidade altíssimo.
Um túnel também foi fechado, na foto os GPs Delgado e Amador
Invasões continuam
A área ao redor do Terminal é de alta perigosidade
As invasões tem sido cada vez mais frequentes. No último domingo (26) os vigilantes da empresa Liquigás acionaram o plantão da Guarda Portuária no Terminal de Miramar, informando que meliantes estavam no muro observando a área interna.
Uma viatura foi deslocada para o local. Com a chegada da guarnição os elementos se evadiram, tomando rumo ignorado.
Cabe ressaltar que, como não existe efetivo suficiente, a guarnição da viatura é integrada por guardas arregimentados dos postos, ficando os mesmos desguarnecidos durante o atendimento do chamado.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                                                                               
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
                                                                                                                                                                                 
COMENTÁRIOS

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.


5 comentários:

  1. Chega-se a conclusão que esse negócio de conportos, antaq, e outras coisas do ramo, é só pavulagem.
    Guardas desarmados (todos de 2012) cerca de 80, a mais de dois anos esperando o porte.
    Inúmeros postos descobertos efetivamente e desguarnecidos na hora dessas ocorrências, mas fica tudo por isso mesmo. Mas para abrirem PAD contra os integrantes da GP, ai sim, as leis são eficazes.
    Tudo balela.

    GP Ramos

    ResponderExcluir
  2. Já botamos várias vezes ladrões para correr quando quebraram o muro da empresa citada para roubar botijões. A empresa nada fez para diminuir as ocorrências, pelo contrário, soube que até diminuíram um posto de vigilância depois que colocaram câmeras internamente. Porquê não colocaram uma câmera externa ao muro para vigiar o seu patrimônio? Nada fizeram de eficas para minimizar os riscos. Já até notifiquei a empresa em que o vigilante sumia de carro, de um dos posto de monitoramento da mesma que opera combustível e nada foi feito contra o empregado do terminal privativo. Acharam sem sentido a medida do inspetor. Porquê não valorizam o trabalho dos inspetores ou não querem dar moral para o trabalho dos mesmos? Essa história já está ficando velha demais. Onde vai parar?

    Samuel Castelo
    Inspetor da Guarda

    ResponderExcluir
  3. Parabéns aos companheiros que honraram com seus uniformes, na ação em foco. Cerbino, Delgado, Paulo Sérgio, Madson, Amador, Diego e ao Supervisor do terminal, Martins.
    Essa equipe me lembrou até daqueles "braseiros" que combatemos no verão, com direito a cupinsal, reativando os focos de incêndio atrás do terminal de gás. Foi uma bela experiência de combate. 💀🔪

    ResponderExcluir
  4. Isso tá errado.
    As coisas se invertendo.
    As empresas de gás diminuem seus vigilantes e é a GUAPOR que tem que safar o lado deles na hora do apertei.
    E quem faz a segurança da área de atuação de prioridade da GUAPOR NESSAS HORAS?
    Penso que a CDP, gerseg, sindicatos ou tão perdidos nessa questão ou tão se lixando PRA guapor.

    TEIXEIRA
    CÓP GUAPOR

    ResponderExcluir

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.