Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

0

COCAÍNA AVALIADA EM R$ 263 MILHÕES PROCEDENTE DE SANTOS É ENCONTRADA NA ITÁLIA




Carregamento com 390 quilos da droga foi localizado durante operação no Porto de Gioia Tauro

Autoridades italianas localizaram e apreenderam 390 quilos de cocaína procedentes do Porto de Santos. A droga foi encontrada nesta sexta-feira (17) em um contêiner durante fiscalização no Porto de Gioia Tauro, na região da Calábria, na Itália. O carregamento tem valor estimado em R$ 263 milhões (80 milhões de euros).
A cocaína estava dividida em 354 tabletes coloridos armazenados em bolsas pretas escondidas em meio a uma carga com tambores com miudezas bovinas. As malas foram achadas dentro de um dos recipientes. O contêiner, segundo o Comando Provincial de Reggio Calábria, tinha como destino final Odessa, na Ucrânia.
As equipes do Comando Provincial, da Agência Aduaneira de Gioia Tauro e do Comando Distrital Antimáfia, que monitoram o narcotráfico naquele país, estimam que o carregamento ilegal seria vendido por 80 milhões de euros na Europa. As autoridades verificaram que a cocaína apresenta teor de pureza "altíssimo".
Em comunicado, o procurador Federico Cafiero de Raho, da divisão antimáfia do Tribunal de Calábria, disse que o carregamento foi localizado após análise de risco em contêineres. Cães farejadores e escâneres auxiliaram nos trabalhos. Por enquanto, ninguém foi preso e uma investigação foi aberta para identificar envolvidos.

A Polícia Federal e a Receita Federal brasileira já estão cientes da apreensão - a primeira do ano realizada por autoridades estrangeiras. Em agosto de 2016, um balanço de quatro países indicava a apreensão de mais de uma tonelada da mesma droga procedente do cais santista em um período de dois meses.
Nesta ocorrência, a suspeita inicial é que os criminosos tenham utilizado a técnica conhecida como rip-on /rip-off, quando o material ilícito é escondido em um contêiner sem o conhecimento do dono. As autoridades devem trabalhar em conjunto para determinar possíveis envolvidos no crime dos dois países.
Somente este ano, mais de 3 toneladas de cocaína já foram encontradas no Porto de Santos prontas para serem embarcadas para a Europa. A última apreensão - a maior do ano - foi feita na quarta-feira (15) quando 760 quilos da mesma droga foram encontrados em um terminal na Margem Esquerda (Guarujá) do cais.



* Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                          
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
                                                                                                                                                
COMENTÁRIOS

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.