Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

0

SINDGUAPOR-ES PROMOVE O II CURSO DE CAPACITAÇÃO DA GUARDA PORTUÁRIA




Para os guardas portuários de outros estados, foram reservadas 20 vagas
O Sindicato da Guarda Portuária no Estado do Espírito Santo - SINDGUAPOR-ES, realizará o II Curso de Capacitação para a Guarda Portuária, a ser realizado no auditório principal da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), no período de 06 a 10 de novembro, com importantíssimas palestras, que irão somar conhecimentos aos guardas portuários participantes.



O I Curso de Capacitação, realizado em março de 2014 teve a participação de mais de 70 guardas. Um dos temas abordados na ocasião foi “O Papel da Guarda Portuária na Segurança Pública”, ministrado por Carlos Carvalhal.
Para os guardas portuários de outros estados, foram reservadas 20 vagas. Os interessados devem entrar em contato através do e-mail sindguapor@hotmail.com ou do telefone (27) 3222-3756.


06/11 – SEGUNDA FEIRA

8:00 – Abertura

9:00 – Coffee break

10:00 – A Inteligência Aplicada aos Portos – Palestrante: José Nivaldo Campos Vieira –  Coronel da Reserva da Polícia Militar, formado em Direito e Filosofia, atua na área de Inteligência desde 1979, exercendo atividades de Inteligência de Estado junto aos governos Federal e Estadual, e, após 2003, no segmento de inteligência empresarial.

12:00 – Almoço

13:30 – ISPS CODE – Palestrante: Roberto Ferreira da Silva -  Diretor Presidente da SAGRES Consultores Associados (uma empresa brasileira de propriedade privada para assuntos relacionados à segurança marítima e portuária) – Capitão-de-Mar-e-Guerra da Marinha do Brasil, aposentado após 36 anos de serviço – Combatente Mergulhador e Especialista em Contra- Terrorismo.

14:45 – Coffee Break

15:15 – Terrorismo – Palestrante: Marcus Vinicius Reis – Coordenador Geral de Assuntos de Defesa da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Advogado, Mestre em Economia pela UNB, Mestre em Direitos Fundamentais pela Universidade Carlos III de Madri (Espanha); Especialista em Contraterrorismo e Contrainsurgência, Combate ao Crime Organizado Transnacional, bem como em Governança Global e Segurança Mundial, todos pela National Defense University/CHDS (Washington, EUA); Especialista em Vitimologia de Crime de Terrorismo pela UC3M (Madri, Espanha) e em Combate ao Crime de Terrorismo e de Ódio apresentado pelo Port of Tacoma Patrol  and Maritime Intelligence Suport Team (Seatle, EUA). Finalizou o Certificate in Terrorism Studies pela St. Andrews University (Escócia, UK), com foco em Proteção a Infraestruturas Críticas.

07/11 – TERÇA FEIRA

8:00 – Crimes Virtuais e o Marco Civil da Internet – Palestrante: Eduardo Pinheiro –Investigador da Policia Civil – ES. Mestrando em Políticas Públicas, Bacharel em Direito, Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação, Pós-graduado em Direito Eletrônico, MBA em Investigação Criminal com Ênfase em Crimes Virtuais (UFPI), Formado em Processamento de Dados (CEFET-ES), Fundador do Núcleo de Repressão aos Crimes Eletrônicos (NURECEL), Atuação como chefe de investigação na Delegacia de Crimes Eletrônicos (2000-2013), Representou o Brasil nas Conferências Internacionais de Crimes Cibernéticos (2004, 2006 e 2008), Professor da Pós-Graduação em Criminologia, da Faculdade CESV, Instrutor de 03 disciplinas da Academia de Polícia Civil (Crimes Virtuais, Segurança da Informação na Atividade Policial e Técnicas Avançadas de Investigação), Analista de Tecnologia do Jornal e da TV Tribuna, Articulista do Jornal Tempo Novo, Articulista da Revista Atual, Autor e Palestrante do projeto “Internet Segura para Adolescentes” e Autor do livro “Segurança da Informação: Como Aumentar sua Segurança no Mundo Digital.

9:45 – Coffee Break

10:00 - Os Impactos do Uso Indevido de Redes Sociais e Smartphones no Ambiente Corporativo – Palestrante: Eduardo Pinheiro – Investigador da Policia Civil - ES. Mestrando em Políticas Públicas, Bacharel em Direito, Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação, Pós-graduado em Direito Eletrônico, MBA em Investigação Criminal com Ênfase em Crimes Virtuais (UFPI), Formado em Processamento de Dados (CEFET-ES), Fundador do Núcleo de Repressão aos Crimes Eletrônicos (NURECEL), Atuação como chefe de investigação na Delegacia de Crimes Eletrônicos (2000-2013), Representou o Brasil nas Conferências Internacionais de Crimes Cibernéticos (2004, 2006 e 2008), Professor da Pós-Graduação em Criminologia, da Faculdade CESV, Instrutor de 03 disciplinas da Academia de Polícia Civil (Crimes Virtuais, Segurança da Informação na Atividade Policial e Técnicas Avançadas de Investigação), Analista de Tecnologia do Jornal e da TV Tribuna, Articulista do Jornal Tempo Novo, Articulista da Revista Atual, Autor e Palestrante do projeto “Internet Segura para Adolescentes” e Autor do livro “Segurança da Informação: Como Aumentar sua Segurança no Mundo Digital.

12:00 – Almoço

13:30 – A Guarda Portuária e a Segurança Pública nos Portos -  Palestrante: Jonas Cordeiro de Andrade Júnior – Guarda Portuário, EX-Chefe de Serviço do Porto de Santos (SP) – Graduado em Administração de Empresas e em Direito – Curso Especial de Supervisor de Segurança Portuária - SSP (Senasp/Conportos). Curso de Auditoria em Instalações Portuárias (MD). Atuou no comando do Setor de Trânsito e do Grupo de Operações Especiais (GOE), do porto. Foi instrutor do Curso de Formação de Guardas.

14:45 – Coffee Break

15:15 – Gestão de Equipes com Foco em Conflitos/Pessoas - Palestrante: Fernanda de Anchieta Gomes – Graduada em Administração pela FUCAPE BUSINESS SCHOOL – Pós-Graduada em Tecnologia e Recursos Humanos Profissional Self Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching.

08/11 – QUARTA FEIRA

8:00 – A Polícia Federal nos Portos do Brasil e Guarda Portuária – Palestrante: Dr. Luciano Flores de Lima -  Delegado Regional Executivo da SR/PF/ES e Representante Regional da Interpol no estado do Espírito Santo.

9:45 – Coffee Break

10:00 – A Nova Lei Trabalhista – Palestrante: Edwar Barbosa Félix – Advogado Trabalhista e professor Universitário.

12:00 – Almoço

13:30 – O Complexo Portuário Capixaba no Contexto Internacional – Palestrante: Enildo Moreira -  Gestão de Segurança Pública/ Privada e Professor Universitário.

14:45 – Coffee Break

15:15 – O Papel da Corregedoria no Ambiente Corporativo – Palestrante:  Dr. Fabiano Contarato – Delegado da Policia Civil – ES, Graduado em Direito pela Universidade Vila Velha (1990). Pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal. Atualmente é Corregedor Geral do Estado do Espírito Santo e professor titular da Universidade Vila Velha na cadeira de Direito Penal. Também é professor e delegado de polícia da Academia de Polícia Civil do Espírito Santo e na ESESP (Escola de Serviço Público do Espírito Santo). Foi Diretor Geral do DETRAN/ES e conselheiro na JARI (Junta administrativa de recurso de infrações - DETRAN/ES e Conselheiro no CETRAN/ES (Conselho Estadual de Trânsito). Foi professor na Escola Superior do Ministério Público e na Escola da Magistratura (AMAGES). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal.

09/11 – QUINTA FEIRA

08:00 – Segurança Preventiva – Palestrante: Marsuel Botelho Riani – Major da PMES – Especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública pela UFES. Possui graduação em Direito pela UFES e graduação em Curso de Formação de Oficiais pela Escola de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Espírito Santo. Atua como tutor da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e professor universitário nas Faculdades Associadas do Espírito Santo (FAESA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: técnicas não-letais, direitos humanos, policiamento ostensivo, gerenciamento de crises, uso diferenciado da força e doutrina de controle de distúrbios civis.

9:45 – Coffee Break

10:15 – Técnicas de Abordagem – Palestrante: Marsuel Botelho Riani – Major da PMES – Especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública pela UFES. Possui graduação em Direito pela UFES e graduação em Curso de Formação de Oficiais pela Escola de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Espírito Santo. Atua como tutor da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e professor universitário nas Faculdades Associadas do Espírito Santo (FAESA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: técnicas não-letais, direitos humanos, policiamento ostensivo, gerenciamento de crises, uso diferenciado da força e doutrina de controle de distúrbios civis.

12:00 – Almoço

13:30 – Implantação da Cadeia Logística nos Portos – Palestrante: Tetsu Koike – Doutor Engenheiro, Analista de Infraestrutura do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil – MTPA.

14:45 – Coffee Break

15:15 – Trabalho Portuário no Brasil e no Mundo – Palestrante: José Adilson Pereira – Presidente do Sindicato dos Estivadores e da Orla Portuária do Espírito Santo.

10/11 – SEXTA FEIRA

8:00 – Receita Federal nos Portos – Palestrante: Zózimo Pereira Garcia – Auditor Fiscal da Receita Federal – ES, Chefe do SEVIG – Serviço Aduaneiro do Porto de Vitória (ES).

9:45 – Coffee Break

10:15 – VTMIS – Palestrante: Agostinho Sobral Sampaio -  Mestrado em Ciências Náuticas/ Capitão-de-Mar-e-Guerra (Reserva) / Coordenador do VTMIS Codesa.

12:00 – Almoço

13:30 – O Papel da ANTAQ nos Portos - Palestrante: Raphael Cruzeiro Carpes – Gerente Regional da ANTAQ-ES.

14:45 – Encerramento


15:00 –  Coffee Break.

A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                                                                                                                         
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.                                                                                                                                                           
                                                          COMENTÁRIOS                             

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.