Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

0

GUARDA PORTUÁRIA REALIZA TREINO SOBRE ATUALIZAÇÃO DO PLANO DE SEGURANÇA PÚBLICO PORTUÁRIO




O Código Internacional visa melhorar a segurança dos Portos Brasileiros que lidam com cargas internacionais

A Superintendência do Porto de Itajaí, através de sua Guarda Portuária, realizou nos dias 29 e 30 de agosto a palestra e treinamento sobre o Plano de Segurança Público Portuário (PSPP), ou como é conhecido internacionalmente - ISPS Code (International Ship and Port Facility Security Code).
No treinamento, os guardas tiveram a oportunidade de saber como o código surgiu, quais suas diretrizes e também de revisar os métodos já em prática, assim como ter conhecimento de novas medidas de segurança, prevenção, detecção e controle que possam afetar navios e instalações do Porto de Itajaí.
“Esse conhecimento adquirido de normas e procedimentos tem como objetivo alcançar os mais elevados índices de prevenção e rapidez na resposta a um evento que venha comprometer o sistema ou parte dele”, destacou Sandro Ramos - Gerente de Segurança da Guarda Portuária do Porto de Itajaí.
O Técnico Marcus Leal Dantas, da MD Consultoria, empresa credenciada pelo Ministério da Justiça (MJ), para fazer avaliações de riscos e planos de segurança pelos Portos do Brasil, ministrou uma das palestras para os guardas portuários, onde os orientou sobre a atualização do Plano de Segurança: “Foi feito uma avaliação de riscos de acordo com a metodologia, seguindo os critérios que o código estabelece, e com base nisso várias medidas são e foram recomendadas e são materializadas em procedimentos em aquisição e melhoria de equipamentos e instrumentos para a segurança do Porto de Itajaí ”, pontuou.
“O Porto de Itajaí já tem sua declaração de cumprimento que é sua certificação internacional, no caso a palestra é uma atualização para manutenção da certificação por mais 5 anos. Nós temos visto que nos últimos 5 anos o Porto estava sem operação devido a ação da natureza, nisso fizemos uma projeção de movimentação para o Porto de Itajaí de acordo com seu tamanho, natureza de carga e comparando outros portos que já temos conhecimento, e nisso nós estabelecemos um procedimento de controle para a Guarda Portuária, porque alguns procedimentos terão de melhorar, alguns serem incrementados e outros a serem mantidos, então não foram todos que foram alterados.  Houve também um upgrade no sistema de monitoramento eletrônico por câmeras (CFTV) e uma melhoria na troca do controle de acesso (O.C.R) ”, acrescentou Marcus.
A implantação do O.C.R. - cujo investimento foi de R$ 30.000,00 para o período dos meses entre maio a dezembro deste ano, garante em sua operacionalidade funções como: reconhecimento, identificação, leitura e registro da captação de imagens das câmeras de entrada que dão acesso ao Porto de Itajaí, permitindo maior segurança nas funções do dia-a-dia.
Já a atualização do sistema de vigilância por câmeras, o CFTV, teve sua troca e implantação de câmeras por modelos que oferecem desempenhos superiores, um investimento de R$ 1.866.024,60. Ambos com recursos financeiros próprios da Superintendência do Porto de Itajaí.

A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                                                                                                                         
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.                                                                                                                                                  
                             COMENTÁRIOS                             

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.