Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

0

CAMINHONEIRO É CONDENADO A 10 ANOS DE PRISÃO POR TENTAR ENVIAR 839 KG DE COCAÍNA À EUROPA



Segundo Polícia Federal, ele transportou tabletes da droga que seriam embarcados em um navio no Porto de Santos. Defesa afirma que motorista não é traficante, apesar de confessar o crime

O caminhoneiro Rodrigo Oliveira de Araújo, de 32 anos, foi condenado a 10 anos e cinco meses de prisão por participação na tentativa de envio de 839 kg de cocaína para a Europa pelo Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Ele confessou o crime, mas a defesa considerou a sentença elevada demais e disse que vai recorrer da decisão .
Araújo foi preso em flagrante em julho de 2018 em um terminal na margem direita do complexo portuário, considerado o maior e mais importante do país. Pelas câmeras de monitoramento, guardas desconfiaram de um caminhão nas proximidades de uma fileira de contêineres prontos para serem embarcados em um navio.
Equipes foram deslocadas até onde estava o veículo e detiveram o condutor ao notar que algumas caixas metálicas tinham sido abertas. Ao notar a mobilização dos agentes, comparsas que o acompanhavam na ação criminosa conseguiram fugir pelo mar por meio de uma embarcação que havia sido escondida no entorno do terminal.
A ocorrência ficou sob responsabilidade da Polícia Federal e da Receita Federal que, diante das suspeitas no pátio de contêineres, encontraram 16 bolsas pretas esportivas com 509 kg de cocaína escondidas no caminhão conduzido pelo réu. Além disso, foram localizadas em contêineres violados mais 330 kg da droga também estado puríssimo.
Rodrigo foi preso em flagrante por tráfico internacional de drogas e relatou que foi contratado por R$ 15 mil para fazer o transporte do entorpecente. Denunciado pelo mesmo crime pelo Ministério Público Federal (MPF) à Justiça, afirmou em juízo que aceitou o serviço por passar dificuldades financeiras e que estava com medo de represálias.
O caminhoneiro não quis revelar quem o contratou, nem quem eram as quatro pessoas que o acompanhavam e fugiram após chegada das equipes que realizaram o flagrante. O inquérito policial também não identificou os demais participantes do crime, mas constatou que a cocaína tinha como destino portos na Espanha e na Bélgica.
O juiz federal substituto Mateus Castelo Branco Firmino da Silva, da 5ª Vara Federal de Santos, condenou o motorista com base nas provas colhidas pelas autoridades federais, mas levou em consideração que ele não havia antecedentes e que confessou o crime. O sentenciado, entretanto, não poderá recorrer em liberdade e permanecerá preso.
O advogado que o defende no processo, Silvano José de Almeida, criticou a sentença. "Foi extremamente exacerbada. Foi comprovado que o Rodrigo foi cooptado. Ele foi apenas mais um elemento no mecanismo e foi usado pelos verdadeiros traficantes para levar a droga de um ponto 'a' para um ponto 'b', sem outra participação no esquema".
Almeida afirma que vai recorrer em instância superior para rever a decisão. "Não queremos que ele seja absolvido. O Rodrigo, que trabalha há 10 anos como caminhoneiro, confessou e estava preparado para a condenação. Ele fez, pois precisava do dinheiro. Nós entendemos que a pena deve existir, mas condizente, já que ele não era o traficante", finaliza.
Fonte: G1 Santos

Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                             
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.                                                                                                                          

  COMENTÁRIOS                             
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.