Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

0

PORTO DE PARANAGUÁ PASSA POR MAIS UM SIMULADO DE EMERGÊNCIA





O primeiro órgão que deve ser comunicado é a Guarda Portuária.
Diversas entidades que compõem a comunidade portuária participaram na última quinta-feira (7) de um simulado de acidente em um rebocador no Porto de Paranaguá. Para avaliar a reação dos envolvidos, poucos foram avisados do exercício. O fator surpresa foi o principal.
A ação foi organizada e executada por uma equipe da Svitzer, braço de reboque portuário do Grupo A.P. Møller Maersk, e apenas os funcionários responsáveis pela organização do simulado tinham conhecimento da realização do treinamento. Os tripulantes da embarcação, a equipe de prontidão ambiental terceirizada, que sempre acompanha os abastecimentos, e a empresa fornecedora do serviço não sabiam de nada.

O cenário foi de uma operação de abastecimento comum de umas embarcações da empresa. Foi simulada uma ocorrência de rompimento da mangueira de abastecimento, que deu início a vazamento de óleo no cais. Este produto foi representado por salgadinhos. Logo, boias lançadas ao mar, simularam uma segunda situação emergencial: o produto que acaba escorrendo para a água.
Ainda durante o exercício, o combustível vaza para a embarcação e uma explosão, seguida de incêndio com vítima com queimaduras na perna, também é encenada. Assim que começam as situações, os organizadores tocam a sirene e avisam que se trata de um treinamento.
Documentada

Toda ação foi filmada, cronometrada e documentada pela Svitzer, passo a passo, com intenção de avaliar a reação da tripulação, das equipes de prontidão ambiental, das equipes de resgate e do funcionamento das normas de segurança do porto de uma forma geral.
“A área de portos tem muitos riscos, tanto para questão ambiental quanto para a vida humana. São muitos abastecimentos, muitas manobras de navios, rebocadores e movimentação de produtos químicos”, disse a analista portuária, bióloga, mestre em ecologia e recursos naturais da Diretoria de Meio Ambiente da Portos do Paraná, Andréa Almeida Lopes de Deus. “Esses exercícios servem para garantir que, em caso de algum acidente, o atendimento ocorra de forma mais rápida e correta, com intenção de mitigar o máximo possível o impacto ambiental e possíveis danos às pessoas e ao patrimônio”.
Participação

Como Autoridade Portuária, a Portos do Paraná foi avisada do treinamento e participou apenas para acompanhar e verificar o atendimento. Nesta ação, se envolveram a Diretoria de Meio Ambiente, Seção de Segurança e Medicina do Trabalho, a Guarda Portuária e a equipe do Centro de Prontidão Ambiental da empresa pública.
Em caso de acidente real, segundo a bióloga da Diretoria de Meio Ambiente, é importante salientar para toda comunidade portuária, seja da natureza que for a ocorrência, o primeiro órgão que deve ser comunicado é a Guarda Portuária. “É de lá que partem os acionamentos para todos os outros agentes envolvidos. O número da Guarda Portuária a ser acionado é o 41-3420 / 1305”, enfatizou Andréa.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                             
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES