Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

0

DUPLA É PRESA POR DESVIO DE CARGAS DE FERTILIZANTES DO PORTO DE SANTOS



Ação de policiais da DIG de Santos teve recuperação de 27 toneladas de produtos.
Policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) prenderam na terça-feira (3) dois homens acusados de desviar cargas do Porto de Santos e recuperaram 27 toneladas de fertilizante.
Os presos são o motorista, de 30 anos, e o seu ajudante, de 61. A detenção ocorreu em um pátio na Rua Marquês de Herval, no Valongo. O local não tem vigilância.

Supervisionados pelo delegado Rubens Eduardo Barazal Teixeira e investigador Paulo Carvalhal, os policiais Alberto Teixeira Filho e Mahui Alonso foram checar denúncia anônima de que criminosos realizavam “cortes” (desvios/furtos) de cargas no pátio.
Conjunto de caminhão Volvo e carreta com 27 toneladas de fertilizante estava no local. Descarregada de um navio que a trouxe do exterior, a carga seria transportada a uma empresa em Cubatão para depois ser enviada ao importador, no município goiano de Catalão.
No trajeto entre o Porto e Cubatão, o caminhão deveria ser pesado em uma balança. Antes de cumprir esse procedimento, motorista e ajudante desviaram a rota e pararam o Volvo no pátio do Valongo para furtar parte da carga.

Os investigadores Teixeira e Mahui apuraram que os acusados costumam adicionar areia à carga para compensar o peso do que foi desviado. Além de burlar a fiscalização na pesagem, a prática compromete a qualidade do produto remanescente na carreta.
Dano ambiental

“As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos nos furtos, esclarecer mais desvios de carga e chegar aos receptadores dos produtos”, declaro Paulo Carvalhal.
No momento do flagrante, dois adolescentes, de 16 e 13 anos, se encontravam no pátio. Eles estavam com mangueira e limpavam a área com água com o objetivo de eliminar vestígios do adubo que caiu no chão.
“Vamos investigar, também, a provável prática de crime ambiental. A água com fertilizante escorria em bueiros que desembocam no canal do estuário. Pode ter ocorrido a poluição do mar”, finalizou Carvalhal.



Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      
                                                                                       
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.